Fonte: Fórum de Economia Solidária do ES*

Desde a preparação da IV plenária nacional de economia solidária, há uma equipe do FEPS/ES (Marvel, Gliciane, Gal, Alessandro e Normeliana) que vem trabalhando pela articulação da economia solidária em todo o estado do Espirito Santo. Mesmo depois da realização da IV plenária, em março de 2008, essas pessoas continuaram com as ações e articulações.

No sul está em processo de construção um Fórum Regional e no norte decidiu que os empreendimentos e entidades de fomento fortaleceriam a discussão que acontece no Território da Cidadania (instituído pelo MDA). E recentemente, ocorreu uma reunião da coordenação do FEPS com a diretoria da FETAES/Federação dos Trabalhadores da Agricultura do estado do Espírito Santo.

Dessa conversa, foram planejadas algumas ações que os dois movimentos podem fazer juntos, como criar estratégias de comercialização, pensando em espaço físico à luz do centro público; discutir, fomentar e reformular leis; e buscar cada vez mais realizar eventos que venham articular campo e cidade.

Diante disso, na plenária do dia 11 de outubro, a FETAES esteve presente e apresentou a proposta do FEPS participar da Feira de Agricultura Familiar, que será de 04 a 07 de dezembro na Praça do Papa. Foi eleita uma comissão que esta trabalhando, e vem encaminhando alguns passos.

Conforme espaço disponibilizado pela FETAES (10 ESTANDES) será divido entre os empreendimentos que tenham participado da nossa última feira estadual (2007) e de pelos menos de três últimas plenárias do FEPS.

Participará os empreendimentos da região metropolitana e o interior a FETAES fará a mobilização;

Todos os empreendimentos que estamos mobilizando deverão participar da reunião no dia 20 de novembro, às 14h, no CDDH, Serra. Para discutimos a importância dessa participação dos empreendimentos que irão representar o FEPS.

Participará dessa reunião os membros da coordenação do FEPS/ES.

*Comissão da Feira: Joãozinho, Soeli, Marilia, Gliciane e Normeliana.