Fonte: www.parana-online.com.br

Prefeitura de Londrina, por meio de uma parceria das secretarias de Educação e do Ambiente, além do Programa Municipal de Economia Solidária, da Secretaria de Assistência Social e do Núcleo Municipal de Defesa ao Consumidor (Procon) de Londrina, lançou no dia 05 de novembro a cartilh “Consumo Consciente”.

Conforme a assessora de História da Secretaria de Educação, Eva Maria de Andrade Okawati, o material é o resultado de um projeto realizado, em parceria, pelos órgãos envolvidos desde o início deste ano, e será distribuído para cerca de seis mil crianças que integram as 4ªs séries do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais da cidade. “Vamos tratar assuntos importantes com as crianças, por meio da cartilha, como o jeito certo de consumo visando à preservação ao meio ambiente e à produção correta do que é consumido atualmente”, explicou.

Eva Okawati afirmou que a confecção da cartilha foi custeada pelo Procon de Londrina e que o material tratará de assuntos que são, na maioria das vezes, desconhecidos pelas crianças, de forma mais acessível. “A cartilha tem histórias temáticas e atividades recreativas baseadas neste consumo consciente sempre lembrado pelo Procon e pelo Programa de Economia Solidária”, destacou.

Segundo o gerente do Procon no município, Flávio Caetano de Paula, a impressão do material será financiada pelo Fundo Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor de Londrina. “É um trabalho em conjunto, reflexivo a algumas das prioridades da atual administração, que são os cuidados e incentivos às políticas públicas voltadas à criança”, enfatizou.

Flávio Caetano destacou a importância desta parceria, que tornou o consumo consciente um assunto a ser tratado nas escolas municipais. “Temos que começar a diminuir esse consumo alienado junto às crianças que serão, no futuro, os atuais consumidores. Com o assunto exposto na cartilha, vamos dar início a uma reflexão e criar uma consciência para com os alunos da rede municipal de ensino”, salientou.