Fonte: Agência de Notícias Adital (www.adital.com.br)

Ocorreu entre os dias 23) e 25 de novembro a VII Feira Nacional de Economia Solidária, no Atrio da Intendência Municipal de Montevidéu, no Uruguai. Com o lema “A feira é mais do que se vê”, o evento, organizado pela Coordenação Nacional de Economia Solidária, pretendeu evidenciar o processo de fortalecimento das redes locais e da articulação com as diferentes organizações e coletivos.

“A Feira é um encontro de redes e coletivos em um processo em que nem todos estamos no mesmo momento. É parte de um processo que vamos conjugando com compromisso e esforço de muitos. Aspiramos que os grupos, empreendimentos venham para algo mais do que comercializar seus produtos. O convite é para viver uma experiência de economia solidária”, afirma a convocatória. Participaram do evento brasileiros da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, juntamente com argentinos e paraguaios.

Os objetivos da feira foi consolidar o Espaço de Economia Solidária (EES) a partir do protagonismos dos empreendedores e do fortalecimento das redes; tornar a feira um instrumento para vivenciar a economia solidária; colocar a temática no âmbito político aproveitando o momento do país.

Além disso, os participantes pretendem discutir a diversidade do movimento, envolvendo temas como as leis de DGI, as cooperativas sociais, os programas de oportunidades para os empreendimentos. Outro objetivo é vivenciar a economia solidária fortalecendo uma mudança cultural.

Paralelamente à feira, foi realizado o III Encontro Latino-americano de Economia Solidária e Comércio Justo, promovido pela Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS América Latina). O evento reuniu representantes de redes e organizações que promovem a economia solidária e o comércio justo na América Latina, sob o tema “Por uma integração solidária dos povos da América Latina e do Caribe”.

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.