Fonte: Sara Rodrigues Coutinho (SRTE/PI)

Cerca de 300 pessoas participaram do ‘Seminário Trabalho Infantil na Agricultura Familiar, a educação como desafio’ que aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro no município piauiense de Esperantina. Promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (STRE/PI), o evento teve por objetivo debater os danos causados pela prática do trabalho de crianças e adolescentes no âmbito familiar.

Entre os presentes estavam estudantes, professores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina e dos Conselhos Tutelares da microrregião. A superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Piauí, Paulla Mazullo, destacou a importância do seminário lembrando que no estado do Piauí cerca de 86 mil crianças “fazem parte dessa triste realidade e 40% delas estão presentes na agricultura familiar e no trabalho doméstico”, ressaltou.

Com a finalidade de envolver a sociedade civil organizada, bem como, estudantes de escolas públicas, privadas e universitários nas discussões do trabalho infantil, o coordenador do evento, Rubervan Du Nascimento, organizou uma exposição de cartazes no hall de entrada da Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar, além de promover no inicio da manhã do dia 18 (sábado) o lançamento da campanha de combate ao trabalho infantil com a distribuição de material informativo sobre a temática no âmbito familiar, no Mercado Central de Esperantina.

Os temas abordados nos debates versaram sobre o papel do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada no enfrentamento ao trabalho infantil no âmbito familiar e a geração de renda, educação, cultura e o trabalho infantil na zona rural.