Fonte: Denis Soares (luizdenis@yahoo.com.br)

Nos dias 16 e 17 de dezembro será realizado em Salvador (mais precisamente em Costa do Sauípe) a Cúpula Presidencial do Mercosul e a Cúpula da América Latina e do Caribe para a Integração e Desenvolvimento. O evento contará, obviamente, com a participação dos presidentes destes países. Os movimentos sociais através da Aliança Social Continental (articulação de movimentos sociais construída a partir do combate à criação da ALCA) e da Coordenadora Sindical do Mercosul vem construindo uma agenda de atividades a se realizar em Salvador entre os dias 11 e 15.

A partir das informações obtidas junto à CUT – Central Única dos Trabalhadores – temos a seguinte agenda em construção:

* 12, 13 e 14 – Cúpula dos Povos do Sul (o termo “cúpula” deve ser mudado dada a conotação a ele dada no Brasil) por iniciativa da Aliança Social Continental. Provavelmente nos dias 8 e 9 de novembro acontecerá seminário em Salvador para definir o formato da atividade. No Brasil este processo é encabeçado pelo REBRIP (Rede Brasileira para Integração dos Povos)

* 13 e 14 – reunião da Coordenadora Sindical do Mercosul e em paralelo acontecerão dois eventos específicos de Gênero e Juventude. Em princípio o público destas atividades seriam representações do movimento sindical do Mercosul;

* Havendo recursos pode haver também nestes dias o Seminário sobre Integração Produtiva;

* 15 pela manhã – plenária sindical do Mercosul;

* 15 pel tarde – Marcha dos Povos – caminhada com participação de todos os movimentos sociais presentes;

* 11 e 12 – atividades referentes aos 10 anos da Declaração Socio-laboral do Mercosul. Esta atividade tem caráter tri-partite e é promovida pelos Ministérios do Trabalho dos países do Mercosul;

* 15 no início da tarde – encontro de representações da sociedade civil/movimentos sociais com a Presidencia Pro-tempore do Mercosul. A Presidencia é ocupada pelo Brasil mas não está assegurada a presença de Lula.