Fonte: Secretaria do FBES e Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC)

O Núcleo de Solidariedade Técnica – SOLTEC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou o I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. O evento ocorreu entre os dias 23 e 24 de outubro no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária, no Campus do Fundão.

Daniel Tygel, Secretário Executivo e Articulador Político do FBES, compôs a mesa redonda “Tecnologias Sociais e Economia Solidária”. Tygel repassou para o público presente a proposta, em construção desde 2006, do Sistema FBES de integração dos atores da economia solidária.

O Sistema FBES, em fase de testes, visa potencializar o fluxo de saberes, produtos e serviços da Economia Solidária; oferecer ferramentas para a constituição de consolidação de redes e cadeias solidárias; ser um espaço de divulgação da economia solidária e de busca de seus produtos e serviços e permitir a interação entre vários atores em comunidades virtuais e espaços territoriais, temáticos e econômicos

O objetivo do Festival foi promover o intercâmbio entre a academia, os movimentos sociais, os empreendimentos de Economia Solidária e os produtores de Tecnologias Sociais. O Festival será dividido em três partes: Trocas de Conhecimento, Trocas de Cultura e Mostra de Produtos, Serviços e Organizações.

Todas as informações sobre o evento no site www.soltecfestival.poli.ufrj.br

Coleta seletiva no Festival

A OMA-BRASIL em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, fizeram a coleta seletiva de materiais recicláveis durante o I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. Os/as participantes levaram para o evento papel, plásticos, metais, vidros. Durante o Festival as pessoas e organizações se cadastraram para de maneira regular doarem o seu lixo.