Reflexão de Sandra Mayrink Veiga* (smayrinkveiga@gmail.com)

O quê estamos buscando fazer quando falamos de formação para autogestão em geral e especificamente com o público real da economia solidária? O cooperativismo é uma proposta de um outro sistema onde a autogestão se coloca como um dos seus pilares, mas não só. Hoje a Economia solidária já caminhou um bom chão e penso que precisamos retomar umas discussões de princípios para embasar os conteúdos para a formação.

Por exemplo, particularmente acho que manter a estrutura de presidente e diretoria na gerência de uma cooperativa não é bom para o cooperativismo e sua expansão. Se queremos mudar o sistema temos que nos dedicar a uma formação política, e formação de conhecimento crítico. Deveríamos procurar acabar com as votações e sim buscar construir consensos o que, aliás, é muito trabalhoso, mas vale a pena no médio prazo.

Enfim, essas são algumas das minhas questões para procurar dizer que não é só com formações específicas em cima de pontos como comercialização, viabilidade econômica, qualidade do produto – todas fundamentais, mas insuficientes – que a economia solidária se fortalecerá e se organizará para exigir políticas públicas de outro tipo. E por último, restam 2 anos deste governo e, sobretudo, mas não somente, da SENAES. O movimento de Ecosol precisa se tornar mais autônomo, criar uma plataforma de luta, se estruturar, formar novos quadros e ir a luta.

Para ser mais concreta tenho uma proposta de discussão em cima de 2 pressupostos:

Primeiro pressuposto

O tema da autonomia é o fundamento político filosófico para refletir criticamente sobre a prática de construção de associações, cooperativas ou de esferas de participação pública como conselhos.

Possibilita a construção de novos processos com novas relações de poder e a construção e concretização de direitos para a gestão democrática, tendo como horizonte utópico o autogoverno e a autogestão. É um exercício cotidiano que pressupõe um processo continuado de formação, avaliação, crítica, auto-crítica e recomeço.

Autonomia é a qualidade de ser autônomo. AUTÔNOMO é uma palavra grega que vem de AUTOS (eu mesmo, si mesmo) e NOMOS (lei, norma ou regra). Significa uma pessoa que é livre por ser governada por suas próprias regras.

A idéia contraposta é a do HETERÔNOMO, ou seja, aquele que recebe de um outro a norma e a regra. HETERO, em grego, significa outro.

Elementos da autonomia por Marilena Chauí complementado por Cunca Bocayuva e Sandra Mayrink Veiga:

1. Autonomia como discussão sobre a prática e a forma de existência social real do regime político.

2. Autonomia como exercício do poder de autogoverno.

3. Como questionamento permanente das relações entre a esfera econômica e as demais esferas da vida social, para transformá-las sempre que necessário.

4. Autonomia fundada nas práticas da liberdade e da igualdade, com a criação de novos espaços sociais e políticos de direito, muito além da definição formal de Estado de Direito. Sem essa potência instituinte, o espaço instituído tende a retroceder, portanto, autonomia como busca permanente.

5. Como ampliação das práticas na direção da totalidade dos espaços e campos da vida.

6 Autonomia como quebra dos muros e das divisões intelectuais, sociais e hierárquicas, que devem ser transformadas tendo em vista o acesso e transformação das tecnologias, da ciência e da cultura.

7. Autonomia como capacidade de planejar, projetar e programar integrando as ações e as reflexões, as dimensões pragmáticas e as dimensões da práxis.

8. Autonomia como valorização da pluralidade de sujeitos e de significados.

9. Autonomia como capacidade de questionar e formular alternativas com a participação coletiva nas decisões, rompendo as separações burocráticas e a irracionalidade administrativa.

10 Autonomia relacionada com o caráter complementar e contraditório com os processos de representação política e social.

11 Autonomia tendo em conta uma política que não se esgota nos partidos, sem, contudo, exclui-los do horizonte das formas de organização.

Segundo Pressuposto para debate

O tema central do fortalecimento da sociedade civil está centrado nas atividades de grupalizar e mobilizar coletivos construindo capacidades dos atores em se comunicar e se aproximar, ao mesmo tempo em que se fortalecem capacidades de refletir, mediar e organizar as ações e projetos, em diálogo com os processos que podem inaugurar relações próprias ao exercício de uma contra-hegemonia.

A práxis comum deve se apoiar numa pedagogia da autonomia, na mobilização democrática e produtiva, na busca da exigibilidade e justiciabilidade de direitos, na capacidade de gerar e ampliar a inteligência coletiva em redes sociais horizontais.

Isto só se concretiza a partir de uma revalorização das experiências cotidianas nos lugares, com a constituição e ampliação das redes de interação e contato, construindo os processos de tradução, diálogo e vocalização com a base em dinâmicas de informação e de comunicação.

* Sandra Mayrink Veiga é integrante da equipe do SOLTEC – Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro