Fonte: Maíra Rocha (mairarocha75@hotmail.com)

No último dia 26 de setembro, com a presença das entidades BAR SACI, O Bar Bibitantã, CAPS Perdizes, CAPS M`BOI MIRIM, Associação Franco Basaglia, Associação Vida em Ação, Fórum da Luta Antimanicomial, CECCO Embu das Artes, CAPS Itaim Bibi, CAPS Butantã, CAPS Itapeva, ocorreu reunião da Pró Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, no CAPS Itapeva.

A reunião contou com a participação de mais de 30 pessoas, representando pelo menos 7 equipamentos públicos da Rede de Atenção de Saúde Mental, do Fórum da Luta Antimanicomial e também com a presença do Bruno Videira da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego e do Fórum Paulista de ECOSOL.

Essa reunião foi mais uma atividade do processo de aproximação entre a Saúde Mental e a Economia Solidária. Algumas pessoas da SM já estão acompanhando o Fórum Paulista de ECOSOL (FPES). As reuniões do FPES ocorrem nas terceiras sextas do mês na sede da SRTE/MTE, na Rua Martins Fontes, 109 (próximo ao Metrô Anhangabaú) – próxima reunião 17 de Outubro, as 9h.

Foram dados informes sobre os projetos de geração de trabalho e renda em diversos serviços da Rede de Atenção de Saúde Mental de São Paulo.

Uma outra discussão importante girou sobre a constituição da Rede de Saúde Mental e ECOSOL, na qual duas questões foram apontadas como fundamentais:

· a) Mapeamento das experiências de geração de trabalho e renda e/ou empreendimentos da Rede de Atenção de Saúde Mental de SP;

· b) Formação acerca da Economia Solidária.

Visando dar encaminhamentos a essa discussão, ficou decidido:

· a) Envio do Questionário para mapeamento dos grupos e/ou empreendimentos para a lista de discussão Saúde Mental e ECOSOL para que todos os membros leiam e discutam as questões que farão parte desse questionário,

· b) Discutir na próxima reunião conteúdo e público do Curso de Formação. Calendário de Reuniões: (local: CAPS Itapeva)

8 de outubro – 16 horas

24 de outubro – 16 horas

5 de novembro – 16 horas

21 de novembro – 16 horas

3 de dezembro – 16 horas

19 de dezembro – 16 horas