Fonte: mvmeireles@uol.com.br

O presidente Lula prevê um avanço na inclusão digital “extraordinário, a partir de 2010, com a expansão do acesso à internet em todos os municípios”. Ele afirmou hoje (10) em entrevista a agências de notícias, no Palácio do Planalto, que já foram criados muitos telecentros e 55 sistemas de banda larga em 55 mil escolas públicas do país, mas de acordo com Lula é preciso aumentar mais ainda, pois “uma escola com 300 alunos não pode ter somente 20 computadores, senão o estudante só vai acessar a internet a cada dez ou 15 dias e não pode ser assim”, comentou .

O presidente também defendeu uma dinâmica maior por parte dos empresários, que demoram muito a tomar decisões e investir no desenvolvimento digital. A aprovação da inclusão digital mesmo, conforme ressaltou Lula, demorou dois anos, porque envolvia acordo com empresas.

O que é um Telecentro e para que serve?

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população.

Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

O Estado que apresenta o maior grau de inclusão digital é o Distrito Federal, e o menos incluído é o Maranhão. Entre os mais incluídos temos ainda: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Já entre os menos incluídos estão o Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Vemos que a média educacional mais alta entre essas dez unidades da Federação é a do Distrito Federal: nove anos de estudo e a renda mais alta: R$ 2.255,00 em média. Este dado confirma não só a importância da educação na geração de renda, como a importância de ambas variáveis na inclusão digital. Por outro lado, devido as características do processo econômico-social brasileiro é nítido que mesmo nos Estados mais ricos existe um enorme grau de exclusão digital, como ocorre nas periferias das grandes cidades e em áreas como o Vale do Ribeira (SP) e a Baixada Fluminense (RJ).

Inclusão Digital, “telecentros” em todos os 5. 565 municípios do país

O projeto de Inclusão Digital iniciado no governo Lula, depois da desoneração dos produtos de informática que derrubaram os preços em até 70% e garante, hoje, uma estatística inédita e surpreendente: 21 computadores vendidos por minuto no país.

Esta fase do projeto é a criação de “telecentros” em todos os 5.565 municípios brasileiros, com todos os equipamentos, inclusive móveis, e acesso gratuito a Internet.

Nesse sentido, o Ministério das Comunicações esta dando um prazo para as prefeituras se prepararem para receberem os “Kits” do telecentro, o que já esta sendo feita – a entrega – em todos os cerca de 5.000 municípios já prontos e cadastrados.

Todos os projetos com especificações para facilitar a instalação dos telecentros, com manuais e informações adequadas, foram enviadas, em tempo, por Sedex, para todos os municípios.

Se seu município ainda não recebeu ou instalou, é hora de procurar o “seu vereador” e cobrar.

Para conferir o projeto, manuais e informações é só acessar o endereço www.mc.gov.br e http://www.mc.gov.br/inclusao-digital