Fonte: Portoal EcoDebate www.ecodebate.com.br

Relatório da ESA, European Space Agency, afirma que buraco na camada de ozônio superou o registrado em 2007, embora tenha sido menor do que recorde de 2006. A camada de ozônio é uma camada protetora atmosférica encontrada cerca de 25 quilômetros de altitude, atuando como um filtro solar, “blindando” a vida na Terra dos nocivos raios ultravioletas, que podem aumentar o risco de câncer de pele e catarata, além de prejudicar a vida marinha. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate, com informações da ESA.

Em 2007a área da camada de ozônio, ao longo do Pólo Sul, alcançou 27 milhões de quilômetros quadrados, 2 milhões de quilômetros quadrados a mais do que os 25 milhões de quilômetros quadrados registrados em 2007. O recorde anterior ocorreu em 2006, quando o buraco atingiu a extensão de 29 milhões de quilômetros quadrados , tamanho equivalente ao continente norte-americano.

Leia a reportagem completa em www.ecodebate.com.br/index.php/2008/10/08/buraco-na-camada-de-ozonio-supera-o-tamanho-registrado-em-2007