Fonte: www.nordestecerrado.com.br
A inserção de produtos da agricultura familiar no mercado nacional e internacional de produtos da sociobiodiversidade será o tema de um encontro de capacitação que acontecerá em Goiás, de 07 a 10 de outubro. Só dos biomas Caatinga e Cerrado, estarão participando representantes de 28 empreendimentos de dez estados brasileiros, que representam cerca de sete mil famílias produtoras.
O evento, promovido pela articulação Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-produtivas, em parceria com a Sala Andes Amazônia (que também contará com a participação de produtores dessas regiões na capacitação), visa fornecer informações que possam subsidiar esses empreendedores na construção de parcerias e na identificação de novas oportunidades de negócios, a partir de uma atuação mais qualificada em espaços de comercialização como, por exemplo, as feiras nacionais e internacionais. Isso porque, são nessas ocasiões que eles têm que estabelecer uma comunicação mais estratégica com diferentes públicos: fornecedores de produtos, serviços e tecnologia, compradores, especialistas do setor e profissionais da mídia; além de participarem de rodadas de negócios, onde precisam apresentar ao comprador o diferencial de seus produtos, o que vem agregado a eles e mostrar que os critérios estabelecidos para que eles chegassem até ali foram respeitados.
Na pauta da capacitação estão, ainda, debates sobre a Política Nacional de Produtos da Sociobiodiversidade e sobre as linhas de apoio à exportação de produtos do Brasil. Em alguns momentos da atividade serão trabalhadas questões especificas sobre a preparação desses empreendimentos para a participação na Sala Caatinga Cerrado, que será montada pelo terceiro ano consecutivo (antes recebia o nome de Sala Nordeste e Cerrado) na ExpoSustentat – feira internacional de bens e serviços voltados para o mercado sustentável – em outubro, em São Paulo. Só ano passado, cerca de 15 mil famílias, organizadas em 130 empreendimentos, de 14 estados brasileiros, apresentaram seus produtos (alimentos, artesanatos e cosméticos) nesse evento.
Uma ação mais efetiva
A Caatinga Cerrado – Comunidades Eco-produtivas é um espaço de articulação permanente das redes e empreendimentos da agricultura familiar para a promoção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade desses dois biomas.
Essa iniciativa conta com a parceria e o apoio da cooperação alemã (GTZ, DED e Fundação Konrad Adenauer), do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração Nacional e Codevasf) e da Ong ISPN.
Serviço:
Capacitação de Empreendedores Familiares
De 07 a 10 de outubro de 2008
Local: Pousada Paraiso dos Sonhos
Corumbá de Goiás – GO