Fonte: http://www.odocumento.com.br

O Instituo Creatio apresentou no dia 30 de setembro, aos participantes do 1º Seminário para Gestores do Ensino Médio Integrado (EMI)/Proeja, as experiências acumuladas pela instituição na área de educação do campo. O representante do Creatio, professor Medson Janer, expôs ações desenvolvidas no município de Marcelândia, trabalhos realizados junto a Secretaria de Educação (Seduc) e também o projeto Agente Rural direcionado a alguns municípios de Mato Grosso.

O Seminário, realizado pelo Governo do Estado por meio da Seduc, busca discutir e estabelecer uma política educacional que reúna a formação geral do estudante com a formação técnica, garantindo a profissionalização do aluno ao final do Ensino Médio desenvolvendo o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Para o coordenador de Educação do Campo da Seduc, Leonir Boff, a educação no campo deve ser ofertada integrada à educação profissionalizante, mas com uma perspectiva que visa formar o homem do campo de forma integral. “Nós devemos esquecer a visão tecnicista que imperou nos anos 70. A educação deve ser integrada à compreensão social do homem do campo”, lembrou.

Segundo ele, os trabalhos realizados pelo Creatio apontam no sentido de trabalhar a formação integral do filho do homem do campo, com respeito à diversidade e garantindo sua autonomia em relação à cadeia produtiva e à lógica do agronegócio. “A educação profissional no campo deve ser instrumento de fortalecimento da economia solidária e de práticas de agroecologia. Deve incentivar a utilização de insumos naturais, de modo que este homem do campo não seja somente mais um elo da cadeia produtiva do agronegocio e não fique refém da tecnologia e dos procedimentos. Sua prática deve guiar-se por outro tipo de lógica”, explicou.

As experiências explanadas pelo Creatio receberam boa aceitação e despertaram o interesse de entidades na formação de parcerias. A chefe de departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Educação do Paraná, professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, convidou o Creatio a participar de um trabalho na área de educação do campo. Outro convite foi das lideranças indígenas xavante e bororo para a realização de um experimento em educação do campo e de frango semi-caipira.