Fonte: http://www.cpisp.org.br/

Os quilombos não pertencem somente a nosso passado escravista. Tampouco se configuram como comunidades isoladas, no tempo e no espaço, sem qualquer participação em nossa estrutura social.

Ao contrário, as mais de 2 mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.

E é para divulgar informações sobre como vivem hoje as comunidades de descendentes de quilombos, quais seus maiores desafios e lutas, que a Comissão Pró-Índio de São Paulo criou este espaço.

Na construção desse sítio-eletrônico, deparamo-nos com informações bastante dispersas, pouco sistematizadas e que versam ainda sobre um pequeno número de comunidades, em geral, as mais conhecidas.

Ainda há muito trabalho a ser feito para que consigamos fornecer um quadro geral e abrangente a respeito das comunidades quilombolas brasileiras. Assim sendo, este espaço encontra-se em construção e contará com constantes atualizações.

Entre em contato: cpisp@cpisp.org.br

Acesse o sítio: http://www.cpisp.org.br/