Fonte: Adital

O II Seminário da Unitrabalho “Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável Regional e Local: Impasses e Perspectivas” foi realizado de 23 a 25 de setembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá, no Paraná. O encontro buscou divulgar a atuação do Núcleo/Incubadora da Unitrabalho/UEM, em empreendimentos de economia solidária e desenvolvimento local sustentável para a comunidade acadêmica e a sociedade interagindo com as demais universidades do Brasil.

Mesas-redondas, comunicações orais, oficina de recicláveis e apresentações artísticas fizeram parte da programação do evento. Na edição deste ano, foram aceitos trabalhos de iniciação científica (graduação), de investigação científica (especialização, mestrado e doutorado) e trabalhos de extensão (graduação e pós-graduação), na modalidade de comunicação oral.

Os eixos temáticos abrangidos por esses trabalhos são: a Economia solidária e o Desenvolvimento sustentável Regional e Local: Impasses e Perspectivas; Princípios e Plataformas de Economia solidária: A Organização Social no Brasil e no Paraná; Os níveis de Integração entre Empreendimentos de Economia solidária (EES), empresas privadas e o Estado; a democratização do mercado de crédito de carbono: a participação dos empreendimentos de economia solidária; Relato de experiências em Economia solidária.

A edição anterior do seminário abordou o tema: “A Unitrabalho e a Economia Solidária para o Desenvolvimento Local Sustentável: uma alternativa aos trabalhadores”. A Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho – UNITRABALHO, criada em 1996, funciona em Rede Nacional, interligando mais de 90 universidades e instituições de ensino superior através dos Núcleos Locais, organizados por regiões.

A entidade objetiva contribuir para o resgate da dívida social que as universidades brasileiras têm com os trabalhadores. Sua missão se concretiza por meio da parceria em projetos de estudos, pesquisas e capacitação. Entre os projetos permanentes executados pela rede, estão: os Projetos de Economia Solidária e a Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares.