Fonte: assessoriacooesperanca@yahoo.com.br

O Projeto Esperança/Cooesperança participa no dia 19/set do encontro “Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável: a saúde do trabalhador rural”, promovido pela Secretaria de Município da Saúde e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Centro (CEREST). O Projeto integrará a programação do evento expondo o tema “Economia Solidária: Uma experiência aprendente e ensinante”. O encontro inicia às 8h da manhã no Park Hotel Morotin, na RST 287.

Conforme a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, o Projeto participa aproximadamente há vinte anos da construção de alternativas à cultura do fumo juntamente com as Dioceses do Inter-diocesano Centro e a Cáritas/RS. “Trabalhamos com metas bem definidas como o fomento e incentivo a alternativas viáveis à cultura do fumo, motivação para que os consumidores de tabaco parem de fumar, contribuição na proposição de Políticas Públicas para as culturas alternativas ao tabaco e apoio a ratificação do Tratado Internacional de Saúde Pública e por um mundo sem tabaco”, explica Irmã Lourdes.

O evento é voltado a gestores municipais de saúde e de economia, CEREST’s, responsáveis regionais pela Política de Saúde do Trabalhador, conselheiros de saúde, entidades governamentais e não-governamentais, sindicatos, movimentos sociais e público em geral.

Programação

19/09/2008

8h – Recepção calorosa e nutritiva.

8h30min – Abertura

9h – Apresentação dos resultados da pesquisa: “Perfil de morbi-mortalidade de residentes em municípios de fumicultores brasileiros” (pesquisadores do INCA).

10h – “Economia Solidária: Uma experiência aprendente e ensinante” (Projeto Esperança/Cooesperança).

10h30min – “Programa Nacional de Diversificações em Áreas Cultivadas com Tabaco/MDA” (Delegado do MDA/RS).

11h30min – Debate e encaminhamentos.

12h30min – Encerramento.