Fonte: Rosemary Gomes (rosemary_gomes@hotmail.com)

Dialogando com o texto Problemas estruturais que impedem a produção voltada à alimentação local nunca foram resolvidos dessa forma, enviado por Inês Bueno, Rosemary Gomes enviou a seguinte contribuição:

“Sob esta perspectiva o FACES em 2004 redirecionou sua política de Plataforma, elegeu prioridade na relação com a Economia Solidária e colocou no centro Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar através dos canais prioritários de comercialização.

No plano Latino-Americano vem organizando redes sul-sul e dialogando com as redes norte-sul novas perspectivas de complementariedade para produtos agroextrativista e artesanais.

Acesse a apresentação realizada por Rosemary Gomes no II Encontro da RIPESS em Havana em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=852&Itemid=18

Acesse a apresentação de Rose para a VI Jornadas de Comércio Justo na Espanha em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=853&Itemid=18

No mundo Fair Trade já existem experiências concretas nessa direção (pena que ainda poucas) como a Cooperativa sem Fronteiras com seção no Morro da Cutia/RS e na Costa Rica. Outra experiência seria a possibilidade de um enredamento das lojas de ES e comércio justo latino-americanas permitindo diversificação (somente trazendo produtos não existentes aqui) porém para isso seria necessário existirem as tais lojas/tiendas/ centrais de distribuição ou como estão sendo chamados PONTOS FIXOS de comercialização solidária.

Temos muuuuito pela frente e acredito que organizar cooperativas e coletivos de Consumidores como a Rede Ecovida e Rede Ecológica seria um bom iníci. Mas se olhamos iniciativas como as AMAPs na França percebemos esses consumidores necessitam estar envolvidos em processo de desenvolvimento comunitários (sem isso fica difícil ter como CAUSA somente o consumo responsável) e essas duas experiências brasileiras já começam por ai.

Nas possibilidade endógenas do comércio justo como sistema de comércio diferenciado existe algumas na A.L. e no Sul da França.

Compartilho com vocês um texto que apresentei no II Encontro da RIPESS em Havana (http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=852&Itemid=18) e um feito pra VI Jornadas de Comércio Justo na Espanha (http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=853&Itemid=18). Entendo que se comunicam diretamente com as questões apresentadas nesse email.

Esse e outros que fazem relação entre as REDES de CJ – ECOSOL- Soberania e Segurança Alimentar podem ser visto no sítio do FBES na area internacional.