Fonte: Agora – O Jornal do Sul por Melina Brum Cezar
Aconteceu entre os dias 22 e 23 de agosto,, na Furg/ RS, a primeira edição do Encontro da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) da Região Sul do Brasil. O evento reuniu representantes de incubadoras de 10 universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e abordam o tema Estratégias das ITCPs no Contexto da Economia Solidária.
No primeiro momento, os representantes fizeram uma apresentação das incubadoras tecnológicas de cada instituição e como desenvolvem seus trabalhos. Logo após, foi discutida a inserção dos ITCPs dentro da Economia Solidária.
O coordenador da Rede de ITCPs da Região Sul e da Incubadora Tecnológica da Furg, Ederdion de Paula Costa, explica que esse evento tem a proposta de definir metodologias de incubação no processo de organização e busca a uniformidade de ações. Nesse encontro, estaremos debatendo sobre movimento nacional de Economia Solidária e como se dá a inserção das ITCPs nesse processo, explica.
No segundo dia o tema do encontro foi o regimento e estrutura da rede de ITCPs e a participação junto ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Conforme a coordenadora da rede, as incubadoras tecnológicas trabalham junto a empreendimentos de Economia Solidária, como grupo informais, associações e cooperativas, prestando assessoria e auxiliando na organização desses movimentos sociais. As incubadoras estão inseridas em projetos de extensão de universidades brasileiras e visam à geração de trabalho e renda com a perspectiva de autonomia e autogestão. Na Furg, o projeto de extensão é desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese), que faz parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A incubadora da Furg auxilia atualmente em Rio Grande e região prestando assistência a cooperativas, pescadores artesanais, trabalhadores da agricultura familiar, associações, entre outros.