Fonte: Conselho Indígena de Roraima

Os Povos Macuxi, Wapichana, Patamona, Ingaricó e Yekuana, habitantes na TI Raposa Serra do Sol, se reuniram nos dias 10 e 11 de setembro na comunidade indígena Maturuca, região das Serras, TI Raposa Serra do Sol, para realizar uma Festa Cultural.

A festa tem como objetivo celebrar o voto do Ministro Relator Carlos Ayres Britto, que sustentou a legalidade de demarcação em área contínua da RSS no julgamento, ocorrido no dia 27 de agosto, pelo Supremo Tribunal Federal. Aproveitando a festa, os indígenas vão pedir a Macunaíma, proteção sobre o voto.

Durante a festa haverá apresentações culturais com danças e cantos tradicionais organizados pelas crianças, jovens e lideranças da região. Na oportunidade as lideranças irão renovar as forças, energias e união para continuar a luta pelos direitos dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol.

Segundo Dionito José de Sousa, coordenador geral do CIR, “Valorizar e resgatar as tradições são um dos principais motivos pelos quais nos indígenas da Raposa Serra do Sol, lutamos para defender a nossa terra em área contínua”.