Fonte: www.clebertoledo.com.br

A Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), situada no Setor Santa Bárbara, em Palmas, recebeu a visita da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES), da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) no sábado, 6. A coordenadora de Difusão, Munique Daniela Maia, fez a abertura do encontro com a realização de uma dinâmica de grupo.

A implantação da IESS começou no ano passado. Agora firma parceria com a Cooperan para contribuir diretamente com o desenvolvimento dessa cooperativa. “Um sonho só se torna realidade quando queremos muito e nos dispomos a lutar, a superar os obstáculos. E só quem conhece um galpão de reciclagem e conhece a vida de um catador sabe o quanto ele trabalha, o quanto se empenha”, enfatizou o coordenador do IESS, Alex Pizzio.

A Unitins foi contemplada pelo Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), que é ligado a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Para que as cooperativas populares sejam viáveis economicamente e sustentáveis socialmente é indispensável que possuam capacidade de autogestão, o que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado pelas universidades.

Para os membros da Cooperan, reciclar é mais que uma forma de obter renda, é um ato de cidadania, é uma lição de vida. Parte do material coletado é vendida para indústrias, outra parte é usada pelos catadores, que também desenvolvem o artesanato confeccionando chapéus, bolsas, envelopes, caixa de presente, porta-jóias, brinquedos etc. De tampinhas de refrigerantes, por exemplo, a criatividade permite a confecção de bonecas.

O presidente da cooperativa, Otacílio Martins, se emocionou ao falar sobre a trajetória da Cooperan. “Começamos há seis anos e partimos da nossa grande necessidade. Estávamos sem perspectiva e muitos diziam que não conseguiríamos. Hoje vejo o nosso trabalho e fico imensamente feliz, a partir de agora sei que será muito melhor”, afirmou Otacílio.