Fonte: Grupo Colméias (colmeiasbrasil@yahoo.com.br)

No período de 1 a 5 de setembro de 2008, Brasília – DF, realizou-se o vitorioso Seminário Nacional de Sistematização do Planseq Ecosol.

Como é do conhecimento, durante dois anos aconteceram as ações educativas de natureza socio-profisionalizantes em economia solidária, envolvendo 4.500 em cursos, através de cursos, seminários e oficinas em 22 Estados com empreendimentos vinculados as redes: Emrede, Rede Abelha, Justa Trama, Sabor Natural, Arte Sudeste, Modest, Mulher Artesanato. Tendo como organizações executoras a Renasci, Anteag, Grupo Colmeias, Irpa, e como instituição âncora o Instituto Paulo Freire.

Nessa trajetória e no seminário estavam presentes também a Senaes e Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

No evento, seus integrantes conseguiram avaliar e sistematizar as ações educativas vivenciadas no Planseq Ecosol.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, esteve no evento, onde falou aos presentes e promoveu a certificação de 15 educandos simbolizando os 4500 educandos de empreendimentos solidários em rede. Participaram ainda, o Secretário Nacional de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel de Sousa Nascimento, o Secretário Nacional de Economia Solidária , Paul Singer, os Diretores do Instituto Paulo Freire, Salete Valesan Camba e Moacir Gadotti, pelo FBES esteve Daniel Tygel.

Roberto Veras, Marta Pernambuco, Claudio Nacimento, Moacir Gadotti e Paulo Palhano contribuíram nas reflexões aprofundando as temáticas.

Ficou patente a importância da formação em rede. O Planseq Ecosol foi sem dúvida o maior processo de formação sócio-profissional em rede de economia solidária no Brasil, sendo espaço de formação de trabalhadores/empreendimentos inseridos em redes e cadeias da ecosol, da formação de educadores, da produção de material didático, da vivência da pedagogia da alternância.

Ao final, o seminário referendou ser estratégico a continuação do Planseq realizando a formação em redes, tendo como referências os eixos e enfoques da oficina de formação, das resoluções da 1ª conferência nacional de economia solidária e as produções do Planseq Ecosol.

A pedagogia da alternância mostrou-se muito eficaz para a formação em rede. A Senaes teve papel fundamental seja junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, especialmente, junto a SPPE, mas tb junto a IPF e as redes. A Comissão de Consertação Nacional foi valorosa nas definições estratégicas do Planseq.

O IPF assumiu com vigor essa ação educativa. Ficou evidente que esse movimento de economia solidária está produzindo um novo tipo de trabalhador e a formação em rede mostrou-se muito eficaz. Há muito chão pela frente, pois a demanda é estimada em 2 milhões de trabalhadores/as.

Vamos continuar na luta.