Fonte: www.mte.gov.br

Programa atendeu mais de 4 mil alunos e 800 educadores das cinco regiões do país. Além da capacitação, Planseq Ecosol teve como proposta o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários organizados em redes de cooperação

O ministro do Trabalho e Empergo, Carlos Lupi, participou no dia 02 de setembro, em Brasília, da entrega de certificados para uma turma de educandos que participou do Plano Setorial de Qualificação da Economia Solidária (Planseq Ecosol). Quinze alunos receberam o diploma, representando os 4.030 alunos atendidos pelo programa, realizado nas cinco regiões do pais. Também foram capacitados 800 educadores, em quase todo território nacional. O secretário de Economia Solidária, professor Paul Singer, também fez a entrega.

“A Economia Solidária é o que há de mais vanguarda no Brasil porque aproxima os iguais. A presença de vocês é a prova de que este projeto é um êxito”, disse o ministro Lupi, parabenizando todos. “Isso é um marco. Esse esforço do Ministério do Trabalho combina formação profissional à gestão democrática e igualitária, o que caracteriza a Economia Solidária”, completou Paul Singer.

Lançado no ano passado, o Planseq Ecosol é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). O programa teve como objetivo promover a qualificação social e profissional de trabalhadores em 22 estados brasileiros, sendo implementado com recursos totais no valor em torno de R$ 3 milhões. O Planseq contou com a parceria do Instituto Paulo Freire e organizações que atuaram com apoio, assessoria e formação de empreendimentos solidários organizados em rede.

A decisão de criar um Planseq específico para os trabalhadores do setor se fundamentou no Mapa da Economia Solidária – produzido pelo MTE, em 2006 – que demonstrou a existência de aproximadamente 15 mil empreendimentos econômicos solidários no Brasil, o que sinaliza para a importância deste tipo de atividade como estratégia de geração de trabalho e renda.

Formação

A construção do Planseq Ecosol teve como princípio orientador o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários organizados em redes de cooperação. As ações de qualificação objetivam ampliar o potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, além da dimensão emancipatória de redes solidárias, entre elas, da Rede Nacional de Cooperação Industrial (Renaci) e Rede Justa Trama, que articula a cadeia produtiva do algodão ecológico.

Foram realizadas ações de qualificação para atender demandas em agroecologia e autogestão (manejo, beneficiamento e comercialização dos produtos da floresta amazônica e do cerrado); produção, beneficiamento, comercialização e certificação de frutas nativas com enfoque em agroecologia no semi-árido, autogestão e organização de redes; apicultura; incubação de unidades de produção apícola: gestão, produção, beneficiamento e comercialização,Sistema de produção e comercialização de algodão orgânico e gestão em rede; novas tecnologias de gestão, produção e comercialização de produtos de fiação e tecelagem com algodão orgânico; oleta, beneficiamento, criação e comercialização de produtos de sementes e gestão em rede; criação, modelagem e comercialização de produtos de confecção de algodão orgânico e gestão em rede; organização e gestão da produção artesanal com enfoque em gênero, cidadania e economia solidária; produção e comercialização de artesanato com materiais específicos com enfoque em autogestão; qualificação da produção e da comercialização de artesanato em rede com enfoque no desenvolvimento local; organização da gestão da produção e comercialização do artesanato em rede e qualificação em artesanato em autogestão.

Abrangência

Foram 22 unidades federativas: Rondônia (municípios: Porto Velho, Ariquemes); Pará (municípios: Belém, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará, e Santa Izabel do Pará); Maranhão (municípios: São Raimundo das Mangabeiras, João Lisboa, Rosário, e Presidente Juscelino Kubitschek); Minas Gerais (municípios: Belmiro Braga, Conselheiro Lafaiete, Patrocínio de Muriaé e Tombos); Paraíba (municípios: Campina Grande, Conde e Aparecida); Ceará (municípios: Carnaubal, Itapipoca, Russas e Aracati); Piauí (municípios:Esperantina, São Raimundo Nonato; Simplício Mendes; Itaueiras e Floriano); Pernambuco (municípios: Flores, Araripina, Serra Talhada e Catende); Rio Grande do Norte (municípios: Macaíba, São Paulo do Potengi, João Câmara, Lagoa).

Senaes

Desde a criação da Senaes em 2003, o MTE vem apoiando as ações de cooperação solidária com a intenção de incentivar a produção, a comercialização e o consumo de produtos de iniciativas autogestionárias. São cinco as cadeias produtivas da economia solidária apoiadas pelo Ministério: a cadeia do algodão agroecológico, do mel, metalurgia, do artesanato, e da fruticultura.

Planseq

O Planseq foi instituído em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais, atendendo à demanda de cada região e facilitando a absorção dos qualificados.