Parceria EMBRAPA Solos e Espaço Compartilharte: Neutralização de Gases de Efeito Estufa através de recuperação de áreas degradadas em Canoas

Grande parte da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) que ocorre no Brasil é resultado de perda da biodiversidade através de derrubada de áreas florestais e queimadas.

Foi calculado que para a neutralização dos GEE da XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), que ocorreu no Hotel Glória do Rio de Janeiro de 11 a 15 de agosto, o Espaço Compartilharte, em parceria com a EMBRAPA Solos, produzirá em um viveiro 1000 mudas. O viveiro já está instalado e as mudas vão ser usadas para reflorestamento de uma área de cerca de 5 mil m2.

Contatos: Espaço Compartilharte – Tel: 21 2644 6001 – www.espacocompartilharte.org.br

O Espaço Compartilharte vai organizar a distribuição e o plantio das mudas com produtores rurais e escolas de Canoas – Teresópolis, e em parceria com as Unidades de Conservação. O Espaço Compartilharte foi escolhido para participar desta iniciativa por ser um Centro de Referência em Educação e Desenvolvimento Sustentável com diversas práticas exemplares na área de reciclagem e a instalação de equipamentos ambientalmente corretos como o biodigestor.

Durante os dias do evento o Espaço Compartilharte contou com um stand em que apresentou suas experiências, seu trabalho sócio-ambiental com a comunidade e as instituições de ensino, sua participação na neutralização dos GEE da Reunião e, principalmente, seu Centro de Referência em Educação e Desenvolvimento Sustentável aberto para visitas e promovendo oficinas práticas e teóricas relacionadas com a questão ambiental, reciclagem, cidadania e direitos humanos. Mais de 200 pessoas visitaram o stand, levaram material de divulgação e obtiveram produtos artesanais provenientes de reciclagem.