Fonte: www.festivallixoecidadania.com.br

  De 2 a 6 de setembro, Belo Horizonte recebe o Festival Lixo e Cidadania. O evento, realizado pela Asmare – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclado, Cataunidos, Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e Fundação France Libertés, está na sua sétima edição e este ano traz como tema transversal os “60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.  

O evento promove o intercâmbio de experiências e a busca de alternativas ao modelo atual de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do país, através de conferências, debates, oficinas práticas de reaproveitamento, exposições e feiras de produtos reciclados, dentre outras atividades.  

Além de discutir de modo amplo, crítico e construtivo a temática “Lixo e Cidadania”, o Festival apresenta uma programação cultural diversificada, com oficinas para educadores e estudantes, apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua, shows culturais com artistas que orientam seus trabalhos pela idéia da reciclagem musical.  

Tema

Este ano, o Festival vai levantar a bandeira dos direitos humanos em comemoração aos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com foco na efetivação dos direitos. A Declaração é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Foi adotada e proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, como resposta aos horrores da Segunda Guerra Mundial e como intento de sentar as bases da nova ordem internacional que surgia atrás do armistício.

De acordo com o Coordenador-Geral da Asmare, José Aparecido Gonçalves, o Festival Lixo e Cidadania não quer somente prestar homenagem a uma extraordinária conquista humana, mas também lembrar que o objetivo de tornar a Declaração uma realidade viva para todas as pessoas, ainda não foi alcançado. “A Declaração dos Direitos Humanos deve ser o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”, afirma

Programação

Durante os cinco dias, o Festival promete movimentar a discussão sobre os direitos humanos, principalmente pelo alto nível dos participantes. Todas as palestras vão acontecer no Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

Dando início ao festival, no dia 2 de setembro, será realizada uma caminhada chamando atenção para importância do trabalho dos catadores. A concentração será na Câmara Municipal e seguirá até o Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

No dia 3 de setembro, às 9 horas, Madame Danielle Mitterrand, Presidente da Fundação France Libertés e Leonardo Boff vão abrir a mesa de debates com o tema – “Os 60 anos da declaração universal dos direitos Humanos a conjuntura no mundo globalizado”. Estarão presentes o Secretário de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, Drª Naná Mininni Medina, consultora do programa das Nações Unidas para o meio Ambiente e o Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Alexandre Camboin.

A partir das 14 horas, terá um painel sobre a efetivação dos direitos humanos com a presença do Ministro da Secretaria especial dos Direitos Humanos, Dr Paulo Vannuchi. E às 16 horas a presença do Ministro Patrus Ananias no painel sobre previdência social.

Às 19h30 terá a Assinatura de Contrato de Parceria Itaipu Binacional e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) – Apresentação da tecnologia do carrinho elétrico que será cedido às associações e cooperados.

Às 20h será realizado um desfile de Moda Reciclada com a participação de alunos do curso de design da UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais.

No dia 4 de setembro, às 9 h, abertura com o painel “Os 60 anos da trajetória da catação e a função pública dos catadores de material reciclável”. A mesa terá a presença de Hélio Bicudo, Presidente da Fundação interamericana dos Direitos Humanos. E o painel sobre “Desenvolvimento Urbano e Humano: direitos e Cidadania nas cidades”, com a presença da Dra Maria Cecília Loschiavo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Às 14h, terá outro debate sobre o Desenvolvimento Urbano x Populações de Rua no Brasil em que serão debatidos a regulamentação e os direitos constitucionais dessas populações. Esta mesa terá a presença do Deputado Estadual de São Paulo, Paulo Teixeira.

No dia 5 de setembro, o tema gira em torno das energias renováveis e também sobre as multifaces da pobreza e das desigualdades sociais com a presença da professora e líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidade da UNB, Denize Elena Garcia da Silva. A programação se encerra com ato público no Praça da Assembléia, às 15 horas.

Programação cultural

Dentro do Festival acontece uma extensa programação cultural com shows de grandes nomes da musica nacional no Lapa Multshow.

No dia 4 de setembro, às 22 horas, o show começa com Dóris e Quinteto em samba e logo depois com a grande dama do samba atual Teresa Cristina e o Grupo Semente. O encerramento será com DJ Rafael.

No dia 5 de setembro, às 22 horas, Zé da Guiomar e Mundo Livre S/A. O encerramento será com Dj Betinho.

Dia 6 de setembro, às 22 horas, Samba da Silva e Pedro Luis e a Parede. Encerramento com Dj Betinho.

O 7º Festival Lixo e Cidadania tem patrocínio da Cemig, Governo de Minas, Resotec Soluções Ambientais, Cimentos Cauê e Arcelor Mittal e apoio do Servas, Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Polícia Militar, Fundação Estadual do Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas, Governo de Minas, Lapa Multshow, Crea-MG, Itaipu, Instituto Marista de Solidariedade, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Rede de educação Cidadã, Fundação Interamericana, Fundação Banco do Brasil e Colégio Imaculada.

7º Festival Lixo e Cidadania

Data: 2 a 6 de setembro

Centro Mineiro de Referência em Resíduos

Rua: Belém, 40 – Esplanada Lapa Multshow Av. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia

Informações: (31) 3275-3107

Programação completa no site: www.festivallixoecidadania.com.br