Fonte: Relato de Robson (rmarciobrandao@yahoo.com.br)

Domingo, 16 de agosto. Pela primeira vez, em meio século de vida, o Mercado Público do bairro da Encruzilhada, na cidade do Recife, Pernambuco, pôde conhecer a economia solidária. Surge o primeiro box da economia solidária, concebido e administrado por mulheres. As frutas e verduras, os legumes e tubérculos, os cereais, enfim todos os ingredientes das opções oferecidas no cardápio (exceto os industrializados, por enquanto) serão plantados por mulheres agricultoras, e tudo orgânico e com acompanhamento técnico. Uma aliança entre operárias e camponesas!

O Movimento Terra Trabalho e Liberdade – MTL, movimento não temático, aposta na via do trabalho como oponente estrutural do capital e na emancipação da mulher como elemento estruturante desse processo. Pratica, portanto, uma nova sociabilidade: a do trabalho.

O box solidário, assim foi batizado, é uma iniciativa da Frente Nacional de Produtoras e Produtores Livres e Associados-FNPLA instituída em maio de 2007 na cidade de Valença-BA. A Frente estimula o maior fluxo possível de riqueza em seu interior com o objetivo de tornar o mundo do trabalho uma força produtiva e, a partir de uma nova sociabilidade, contribuir para alterar profundamente o processo sóciometabólico do sistema do capital fazendo-o fenecer.

Mas consciente de que isto será obra de muitos aqui no Recife, no Brasil e no mundo. Por isso dedicamos esta iniciativa pioneira na história dos mercados públicos na cidade do Recife a todos aqueles que com sua luta fazem a economia solidária no Recife, no Brasil e no mundo. Um beijo especial a nossa militante Patrícia que pariu Aron no momento em que a ecosol pariu o box solidário