Fonte: Adital (www.adital.com.br)

O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai criar o Fórum de Difusão Científica sobre Tecnologia Social. A iniciativa pretende superar a pouca visibilidade que as experiências em inovação sociotécnica possuem dentro do Brasil. A chamada de trabalhos para a composição do Fórum, que será virtual, ocorre até o dia 28 de agosto.

O Fórum será constituído de estudos, relatos e experiências de pesquisadores, gestores, técnicos e assessores populares. O NEAD pretende organizar um sistema de gestão e difusão de conhecimento sobre inovação e tecnologia social na agricultura familiar, em assentamentos e nos Territórios da Cidadania.

Serão qualificados os trabalhos com alto potencial de aplicação em escala local, mobilizando seus coordenadores/as para envolvimento com as 11 redes temáticas da Assistência Técnica Rural no Brasil, além de gestões intermunicipais e estaduais do MDA por meio da difusão que facilite ou promova a pré-incubação desses empreendimentos.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão científica, que os habilitará para outra fase, até a realização do Fórum, prevista para o primeiro semestre de 2009. O MDA acredita que há um grande desperdício das experiências em inovação social e técnica pelo fato de não serem devidamente conhecidas. Por isso, o NEAD vê como fundamental a qualificação do olhar dos agentes e gestores de políticas públicas e programas governamentais, a fim de identificar nas experiências e práticas populares sinais promissores de inovação.

Os relatos e descrições de casos e experiências sobre tecnologia social em cooperativas, associações, empreendimentos de economia solidária, deverão contribuir para aplicação sustentável da produtividade relacionada aos seguintes eixos: moradia rural e biossistemas; reciclagem de esgoto humano e animal; agroecologia; aprendizagem e capacitação de redes sociais da agricultura familiar, assentamentos e Territórios da Cidadania; difusão de metodologias de envolvimento pedagógico dos sujeitos no campo; e processamento, artesanato coletivo e economia solidária.

Ao final do processo, além do catálogo de pesquisas que será disponibilizado no fórum virtual, a expectativa é fortalecer as tecnologias sociais afins às políticas do MDA, fomentar o debate sobre inovações geradas pelos sujeitos do campo, e criar mecanismos para o aperfeiçoamento de inovações sociotécnicas envolvidas na Lei de Inovação Brasileira.

Mais informações sobre o processo de seleção no link: www.nead.org.br/index.php?acao=princ&id_prin=68

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.