Informações enviadas por Rosemary Gomes (rosemary_gomes@hotmail.com)

O Estado de Roraima está localizado no extremo norte do país na Amazônia Legal, tem como fronteira os países: a República Cooperativa da Guiana(leste), a Venezuela(norte e oeste), o estado do Pará(oeste) e o estado do Amazonas(sul). Com uma área total de 225.161.1 Km² composta por 15 municípios. Segundo dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresenta uma população de 324.397 pessoas, seno 166.037 homens e 158.360 mulheres, do total da população 247.016 se encontra 247.016 e 77.381 em área rural.

A população de Roraima é constituída por uma etnodiversidade que corresponde a as etnias: Macuxi, Taurepang, Waiwai, Waimiri-Atroari, Ingaricó, Maiogong, Sapara, Patamona, Ye’kuana e Yanomami. A população não-índia é formada por imigrantes proveniente de todos os estados do Brasil, significantemente do nordeste. Estudos apontam que a ocupação do estado foi através de propagandas populistas, que apontavam o estado como o eldorado, promessas de distribuição gratuita de terras, incentivo fácil à agricultura e outras promessas oferecidas, via projetos de colonização dos governos estadual e federal. De 1987 a 1991 o garimpo foi, para a região, provavelmente, o mais poderoso atrativo populacional e econômico de sua história, ao passo que foi, sem sombra de dúvidas, o mais destrutivo e nocivo ao meio-ambiente entre todos os demais.

Os Encontros Sem Fronteiras são momentos construtivos de vivencia que antecedem o Fórum Social PanAmazônico e o Fórum Social Mundial “OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.

O IV Encontro Sem Fronteira tem como perspectiva resgatar as discussões das versões anteriores para avaliar em quais pontos avançou, a partir desta analise delinear uma agenda de encontros entre os paises vizinhos para fortalecer a luta para uma Amazônia Sustentável.

Informações sobre o encontro

Objetivos

Estimular a construção de intercambio, solidariedade e ações conjuntas voltadas para a ampliação e aprofundamento de reflexões e praticas que desenvolvam a articulação e a unidade das lutas dos paises participantes; elaborar sugestões e intervenções para o Fórum Social PanAmazônico e o Fórum Social Mundial a ser realizado em Belém do Pará e ampliar a participação, em cada país, de entidades e movimentos sociais.

Entidades participantes:

Brasil (Roraima): CUT/RR; FETAG; Articulação de Mulheres Brasileiras; Núcleo de Mulheres; Movimento de Mulheres Camponesas/FAOC; SESDUF; Diocese; ONDAS-DH/FAOC; Movimento Negro; SEEB; SINTRAS; STIURR; SINDPRER; CNDH; Centro Acadêmico de Ciências Sociais; Pastoral da Criança.

Venezuela: Santa Helena do Uiaren.

República Cooperativa da Guiana: Lethen.

Número de participantes:

200 pessoas: 50 da Venezuela, 50 da Guiana, 100 do Brasil.

Data de realização:

22 e 23 de novembro de 2008.

Local do evento:

Auditório da UFRR e alojamento no Ginásio Totozão. Casa Paulo IV (confirmar).

Eixos Temáticos do encontro:

Desenvolvimento Sustentável

Política para Agricultura Familiar (Reforma Agrária e Incentivos)

A Monocultura e Impactos Ambientais (Soja x Meio Ambiente)

Direitos dos Povos Indígenas (Demarcação e Incentivos a agricultura familiar)

Diversidade Etno-Cultural