Fonte: Boletim da UNICAFES

O presidente da Unicafes Nacional José Paulo Crisóstomo reuniu-se no gabinete do ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel, nesta segunda-feira (18/08), para conversar sobre o cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária.

Neste encontro, José Paulo primeiramente apresentou os avanços do setor ao ministro. Depois entregou a pauta de reivindicações da Unicafes, pediu investimentos na ordem de R$ 22 milhões para a agricultura familiar e conversou sobre possíveis parcerias entre a entidade e o MDA.

A principal reclamação foi quanto à não repartiçao dos recursos do Denacoop e do Sescoop.

Além do presidente, estiveram presentes outros membros da Unicafes: Ademir Dallazen (Presidente da Unicafes/ PR); Urbano Oliveira (Presidente da Unicafes/ BA); José Gabriel dos Santos (Presidente da Unicafes/PE); Luiz Ademir Possamai (Presidente da Central Cre$ol/Baser); Christiane Almeida e Silva (Assessora da Unicafes Nacional); Dirceu Basso (Assessor da Unicafes Nacional); Mário Antônio Farina (representante do RS); Silvio Ney Barros Monteiro (Secretário da Unicafes Nacional) e Valons de Jesus Mota (Tesoureiro da Unicafes Nacional).

A capacitação técnica foi um dos principais assuntos tratados na conversa. “Eu sou assentado da reforma agrária e posso falar que a agricultura familiar precisa de muita ajuda do governo, principalmente para capacitação técnica”, disse no encontro Urbano Oliveira, presidente da Unicafes/BA. Outro assentado da reforma agrária, Ademir Dallazen, presidente da Unicafes/PR, falou da importância da capacitação na sua vida: “Eu só dei um salto de qualidade na minha cooperativa de leite porque eu me capacitei”.