Fonte: Informações enviadas por Rosângela (rosangelancb@uol.com.br)

“Os documentários de representação social são os que normalmente chamamos de não-ficção. Esses filmes representam de forma tangível, aspectos de um mundo que já ocupamos e de que compartilhamos. Tornam visível e audível, de maneira distinta, a matéria de que é feita a realidade social, de acordo com a seleção e a organização realizadas pelo cineasta. Expressam nossa compreensão sobre o que a realidade foi e o que poderá vir a ser. Esses filmes também transmitem verdades, se assim quisermos” (Bill Nichols).

Em 2007, aproveitando a disponibilidade de três documentários sobre trabalho e trabalho e educação o GT promoveu sua projeção em horários intermediários entre o almoço e a sessão da tarde (13 às 14 horas) e ao final do dia, antes do Minicurso (17 às 18 horas).

Da avaliação da experiência em 2007, surgiu a idéia de repetir a Mostra com um trabalho antecipado de convite a todos os participantes do GT, através da lista eletrônica, no sentido de indicarem e/ou enviarem vídeos-documentários próprios ou de outros autores para o e-mail rosangelancb@uol.com.br

O evento é organizado pela Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Educação (ANPEd), Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE) e Projetos Integrados UFF – UERJ – FIOCRUZ. Ocorrerá em Caxambu, MG, de 19 a 22 de outubro de 2008.

Maiores Informações com Rosângela (rosangelancb@uol.com.br).