Fonte: Secretaria Executiva do FBES

A cidade de Montes Claros, estado de Minas Gerais, sediou, entre os dias 21 e 23 de agosto, o Colóquio Internacional (Des)envolvimentos contra a pobreza – Mediações Teóricas, Técnicas e políticas . Dentre os objetivos do evento esteve o de oferecer à comunidade científica um espaço de partilha de pesquisas em torno de uma problemática relevante; confrontar resultados da investigação científica com questões que podem colocar-se a partir da concepção e da gestão da ação e da intervenção e oferecer oportunidades de formação acadêmica intensiva e especializada.

O Fórum Brasleiro de Economia Solidária foi convidado a participar do encontro. Daniel Tygel, da Secretaria Executiva do FBES, participou do encontro e durante a manhã do dia 21.08 ministrou o Mini-curso “Economia Social na Europa e na América Latina”.

Outros temas relacionados à economia solidária também estiveram na programação do encontro. Shirlei Silva, do Instituto Marista de Solidariedade, uma das entidades nacionais que compõe do FBES, ministrou o mini-curso sobre o tema “Economia Solidária e Comércio Justo”. Na atividade Seminários Técnicos, dois temas abordaram diretamente a temática economia solidária: “Exclusão do mercado de trabalho e economia solidária: sustentabilidade política, econômica e proteção social” e “Economia Solidária: alternativas ou modelo de (des)envolvimentos¨.

Conferências, sessões de apresentação de poster, comunicações, seminários técnicos, seminários temáticos e mini-cursos desenham o quadro de atividades do encontro.

Confira todas as informações sobre o Colóquio, assim como a programação do evento no site: www.unimontes.br/coloquiointernacional/oevento.php