Fonte: Agência Adital (www.adital.com.br)

O Seminário “Comércio Justo e Economia Solidária: Construindo uma agenda de incidência política para a América Latina” foi realizado no último dia 22.08, em Cochabamba, Bolívia. O evento foi organizado pela Visão Mundial juntamente com a Rede Latino-americana de Comercialização Comunitária, a Plataforma Multisetorial de Economia Solidária e Comércio Justo da Bolívia e outras entidades que tratam do assunto.

A conferência inaugural foi proferida pelo brasileiro Glayson Santos, representante da Visão Mundial América Latina. O tema foi “Desafios e Oportunidades para o Comércio Justo e Solidário na América Latina”. O primeiro painel abordou a seguinte questão: “Qual é a agenda de incidência política para o movimento do Comércio Justo e Economia Solidária da América Latina”. À tarde, os participantes discutiram alternativas para fortalecer as capacidades e o nível de incidência política do movimento de Comércio Justo e Economia Solidária da América Latina.

Em julho, a Visão Mundial lançou o primeiro relatório mensal do Programa Regional de Comércio Justo e Solidário da Visão Mundial LACRO (VM). O documento é constituído pelo relato dos principais acontecimentos do programa e tem como objetivo socializar informações que contribuam para o desenvolvimento dos projetos. No primeiro relatório, estão registradas as atividades desde outubro de 2007.

O Escritório Regional para América Latina e o Caribe (LACRO – sigla em inglês) trabalha, atualmente, por meio de duas iniciativas regionais: o projeto FTMA LACRO, que envolve o Brasil, Chile, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia; e o projeto Advocacy LACRO que, além de ações internacionais de advocacia, começa a mover-se dentro de uma iniciativa centro-americana, envolvendo Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.

O movimento pelo comércio justo surgiu nos anos 1960 e ganhou força em 1967, quando foi criada a Fair Trade Organisatie na Holanda. O café foi o primeiro produto a seguir o padrão de certificação desse tipo de comércio em 1988. A experiência se espalhou pela Europa e, no ano seguinte, foi criada a International Fair Trade Association, que reúne atualmente cerca de 300 organizações em 60 países.

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.