Fonte: www.trilhamundos.com.br

A Escambau é um dos principais projetos culturais da Cooperativa Trilha Mundos. A idéia tem fundamento na prática da economia solidária, buscando promover na sociedade uma reflexão sobre o consumismo e os valores dados a cada produto. O estímulo ao reaproveitamento de artigos, a partir da troca, mostra uma nova forma de adquirir materiais, sem o uso do dinheiro. Com essa premissa, a Feira foi organizada nos moldes da prática do escambo, uma das mais antigas formas de negociação de produtos da civilização. A venda de produtos não é permitida no evento, valendo apenas a troca.

A Feira promove um espaço em Brasília para a troca de artigos usados, possibilitando a reciclagem e o reaproveitamento de produtos literários (livros, revistas em quadrinhos), e fonográficos (CD’s, LP’s, DVD’s), além de roupas e acessórios. Quem quiser participar do evento basta levar algum ítem que não precise mais e negociar a troca no local. A organização não cobra taxas dos participantes nem dos expositores da Feira. Desta forma, promove um espaço democrático, agregando pessoas de todas as idades, crenças, raças, sexos e classes sociais.

A primeira edição da Feira ocorreu em agosto de 2006 e desde então vem crescendo e agregando novos adeptos. Além das trocas, a feira sempre promove atrações artísticas, como forma de promover o intercâmbio cultural. Nas suas primeiras edições a Escambau foi realizada no Conic, fazendo parte do Programa de Revitalização do Setor de Diversões Sul, uma parceria entre a Cooperativa Trilha Mundos e a Prefeitura do SDS.

A segunda edição da Feira aconteceu sábado dia 16.08.2008, no Bar Raízes da SCLN 110, das 14h às 18h. Comemorando dois anos de realização, cada vez com mais expositores a participantes, o evento contou com a participação do DJ Rud no som.

Quem quiser saber mais informações pode entrar em contato com a organização da Feira pelo e-mail feiraescambau@gmail.com, pelo telefone (61) 3036-9179 e também fazer parte da comunidade Escambau no orkut.

* Informações retiradas do site www.trilhamundos.com.br