Fonte: Relato de Carlos Henrique*
Realizamos no mês de junho de 2008, na cidade de São Paulo, uma feira de Economia Solidária, totalmente com movimentação de moedas sociais, onde empreendedores de economia solidária poderiam até o final do evento destrocar 90% em Reais e os outros 10% o empreendedor teria que gastar as moedas sociais na feira.
O resultado foi muito positivo, porque tivemos o apoio do Fórum Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo que comprou 7 barracas com capacidade de 14 empreendedores exporem seus produtos, além de varias entidades, incubadoras de cooperativas e órgão do governo que apoiaram com mais de 40 barracas e infra-estrutura de pessoal num total de mais de 60 pessoas envolvidas.
Todas as pessoas que ajudaram na organização receberam 20 moedas sociais, para ajudar na montagem e desmontagem das barracas, recepção, barracas de brincadeiras, comesse e bebesse e no Banco de Trocas Solidária, além de material como a confecção das moedas sociais TALENTOS, plastificadas e com alto grau de segurança, possibilitando assim o sucesso desta iniciativa.
Com objetivo de dar continuidade a estas feiras de economia solidária na cidade de São Paulo com uso de moeda social, o Fórum Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo, já deu início as discussões de realizarmos no final deste segundo semestre de 2008, a V Feira Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo.
Das decisões coletivas já tiradas pelo Fórum Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo, estão:
1) A V Feira Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo, será totalmente em moeda social, com direito dos empreendedores solidários devidamente cadastrados e com representante oficialmente reconhecidos de destrocarem 90% de suas moedas sociais em Reais e os 10% restantes, deveram gastar até o final do evento.
2) Estão sendo avaliados dois possíveis locais para a realização da V Feira Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo:
Vale do Anhangabaú – Centro – São Paulo – SP.
Parque da Água Branca.
3) A primeira reunião da formação das comissões de organização e realização da V Feira Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo, será na Av. São João, 126 – 1 Andar, das 17:00 as 19:00 horas.
Todas as pessoas solidárias que quiserem fazer parte da construção, organização e realização da V Feira Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo, se sintam convidadas a participar.
* Carlos Henrique é representante de clube de trocas em São Paulo e membro do Fórum Municipal de Economia Solidária da Cidade de São Paulo.