Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), promove a partir desta segunda-feira (4), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o curso de formação “A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento: Interfaces com as Políticas Sociais e Setoriais”. As aulas são destinadas para servidores e gestores públicos que atuam em Ministérios e órgãos federais responsáveis por programas ou ações que apresentam interface com a Economia Solidária. As aulas da segunda turma terão início no dia 18 de agosto.

Para o diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Senaes, Roberto Marinho, o programa visa aprofundar o conhecimento sobre as políticas de economia solidária nos diversos órgãos do governo federal e discutir alternativas e estratégias de desenvolvimento sustentável e solidário. “E para isso, nada melhor que um ambiente plural e que favorece à construção de ações intersetoriais”.

O projeto tem a parceria da ENAP e foi idealizado com o objetivo de fortalecer e consolidar as iniciativas governamentais no campo da geração de trabalho e renda e desenvolvimento, estruturados a partir da economia solidária, e sua articulação intersetorial com as demais políticas sociais.

O curso tem a carga horária de 88 horas/aula, sendo estas divididas em três etapas: a primeira terá duas turmas e curso em dois módulos. A segunda etapa é composta de encontros intersetoriais e na última etapa será realizado um seminário.