Fonte: Projeto Esperança Cooesperança*

O Seminário Nacional dos Catadores reuniu agentes que trabalham com reciclagem e integrou a programação da Feira do Cooperativismo. Catadores de várias regiões do Brasil prestigiaram o seminário, que em sua abertura contou com a apresentação do Coral Catando Cidadania, da Secretaria de Cultura de Santa Maria.

Durante o Encontro, vidro, lata de biscoitos e cano de PVC, entre outros materiais, viraram instrumentos musicais nas mãos dos integrantes do Ciclo Natural, grupo que promove oficinas de reciclagem no Rio de Janeiro (RJ). No Seminário os integrantes do Ciclo Natural, Marco Arruda e Ciro Kastrup, explicaram ao público que a reciclagem é uma das medidas que a sociedade dispõe para preservar os recursos naturais.

Segundo Kastrup, os catadores de materiais recicláveis desenvolvem um trabalho muito importante e que merece reconhecimento. “Devemos valorizar ações que tenham o objetivo de preservar a integridade do meio ambiente. Os catadores são agentes importantes no processo de reciclagem e devem ser respeitados por isso”, pondera Kastrup. Após os integrantes do Ciclo Natural fazerem uma breve apresentação musical, foi aberto espaço para perguntas e o público pôde tirar dúvidas acerca do trabalho desenvolvido pelo grupo.

Depois do Seminário foram organizadas duas oficinas. A primeira foi ministrada pelo coordenador do projeto catando cidadania, Carlos Alberto Flores, que ensinou o público a fazer origami (expressão artística japonesa que faz figuras dobrando papel). A segunda oficina foi conduzida pela artista plástica Maria Inês Brondani, que ensinou o público a fazer artesanato com papel maché.