Fonte: Projeto Esperança Cooesperança*

Um dos eixos do VIII Fórum Social Mundial (FSM) 2009, que será em Belém (PA), foi discutido na Feira de Economia Solidária do Mercosul. O Colégio Irmão José Otão sediou o Seminário Internacional Preparatório ao FSM, com representantes de Grupos de Trabalho (GTs) de Belém e outros Estados e países.

O objetivo foi explicar o funcionamento da infra-estrutura e organização do evento que deve receber 150 mil pessoas do mundo inteiro. Irmã Lourdes Dill, organizadora da Feicoop, disse que a Feira adotou a metodologia de discussão do Fórum Social Mundial. “Por este motivo tivemos um grande salto de qualidade”, avaliou.

Luiz Dantas, do Governo Estadual do Pará explicou como será montado o território do FSM na Universidade Federal do Pará e na Universidade Federal Rural da Amazônia. Ainda mostrou o funcionamento de setores como comunicação, hospedagem, logística e coleta seletiva solidária, que será o sistema de lixo no local com reciclagem.

Entre outros palestrantes, João Correa, do Grupo de Trabalho do Pará, do FSM, falou da importância de, desde agora, incentivar a mobilização das pessoas para organizar a forma de chegar até o evento. O Fórum ocorre de 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009.

A 4ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, 15ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), 7ª Feira Nacional de Economia Solidária e 4º Seminário Latino-americano de Economia Solidária encerram neste domingo (13), às 19h. As atividades acontecem no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, bairro Medianeira. A entrada e a participação nos eventos são gratuitas.