Fonte: Secretaria Executiva do FBES com informações enviadas pelo Projeto Esperança Cooesperança*
Representantes do governo do Brasil e da Argentina, que fomentam políticas de economia solidária, discutiram em uma das mesas do Seminário Internacional de Economia Solidária e Comércio Justo, caminhos e políticas públicas para o comércio justo na América Latina.
Representando o Brasil estavam Roberto Marinho, Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Vital Filho, Diretor de Fomento ao Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Luciana Farreto representando o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e, ainda, mediando a mesa estava Haroldo Mendonça coordenador-geral de comércio justo e crédito da Senaes. Pelo lado argentino estava Oscar Minteguí, Diretor Estadual de Economia Social e Desenvolvimento Local do Ministério de Desenvolvimento Social de Buenos Aires.
O objetivo da mesa foi apresentar propostas dos dois países para um comércio justo através do diálogo entre Estado e sociedade. “Queremos convergir recursos para complementar o trabalho da economia solidária entre Brasil e Argentina” disse Aroldo Mendonça.
Um dos/as participantes, o mineiro Armando dos Santos, que veio de Juiz de Fora, ressaltou a importância do diálogo: “Venho até aqui para levar os exemplos até minha cidade, participar desse diálogo e obter conhecimento de caso”, disse ele que faz parte do Fórum Mineiro de Economia Solidária”.