Fonte: Projeto Esperança Cooesperança*

A 4ª Feira da Economia Solidária do Mercosul lançou uma importante base de apoio ao Fórum Social Mundial, edição Belém-PA 2009. Uma mobilização preparatória ao FSM ocorreu no início da noite do dia 12 no palco da Feira. Participaram entidades representativas da Economia Solidária e do Cooperativismo do estado do RS e no país, além do governo paraense. A idéia foi iniciar uma mobilização para que os/as participantes da Feira de Santa Maria também estejam em Belém, entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro do próximo ano.

Sob o título “Do Coração do Rio Grande do Sul ao Coração da Amazônia”, o seminário ressaltou a importância de a Economia Solidária ocupar o seu espaço no Fórum Social Mundial. Há pouco mais de dois anos, foi definido em reunião das Comissões Permanentes do Fórum, que o evento não se realizaria em 2008 e que a próxima sede seria a capital do Pará. Belém venceu candidatas como cidades da Indonésia e da Coréia do Sul.

O assessor do Governo do Pará, Luís Dantas, destacou o esforço da cidade do Norte, que pretende se tornar, ao menos durante o evento, na Capital da Amazônia: “Belém já está se preparando para, em janeiro de 2009, estar pronta para recebê-los. O nosso objetivo é conseguir receber vocês tão bem quanto fomos acolhidos aqui” declarou. O Estado do Pará veio a Santa Maria com uma caravana de aproximadamente 10 pessoas, incluindo representantes do governo e sociedade civil.

No discurso de encerramento do Seminário, o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Haroldo Mendonça, reafirmou a idéia estar no Fórum de Belém: “Chamamos a todos que estão no coração do Rio Grande para irem também ao Coração da Amazônia. Este ato quer dizer que vamos nos organizar para irmos com uma caravana da Economia Solidária ao Fórum Social Mundial em Belém 2009”. Amanhã, o Seminário Internacional Preparatório ao Fórum Social Mundial continua no salão de eventos do Colégio Irmão José Otão, ao lado da Feira, a partir das 9h.