Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Ocorreu entre os dias 25 e 27 de julho o VI Encontro Internacional de Economia Solidária. O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária (NACE/NESOL) da Universidade de São Paulo. O tema abordado esse ano é “Economia Solidária e Modelo de Desenvolvimento”.

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária integra a lista de convidados e estará hoje, na pessoa de Daniel Tygel (Secretário Executivo e Articulador Político do FBES), na mesa de abertura que discutirá o tema “Economia Solidária e Modelo de Desenvolvimento”. Andres Antillano (Comite de Tierras Urbana – Venezuela); Antonio Cruz (Universidade Catótica de Pelotas-RS); Fabio Sanchez (Secretaria Nacional de Economia Solidária / MTE); Gilmar Mauro (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e Mariana Almeida (NESOL/USP) são os demais convidados/as para esse debate.

Durante o evento três outras mesas de diálogo serão realizadas. Dia 26, amanhã, o debate será em torno da temática “Economia Solidária e Mercado”, que contará com os/as palestrantes: Paul Singer (Secretaria Nacional de Economia Solidária); Juan Sebastián Roldán (Vice-ministro de Governo do Equador); João Machado (economista – PUC/SP) e Jon Sarasua (Mondragon). No dia 27 “Diversidade, Mídia, arte e política: a construção da cultura na Economia Solidária” será o tema discutido por Pablo Ortellado (Epidemia/ GPOPAI-USP); Ociel Alí López (Ávila TV – Caracas); Sérgio Vaz (Cooperifa) e Antonio S. A. Terceiro (Coolivre -Cooperativa de Tecnologias Livre/BA).

—–

No domingo o tema debatido será “Planejamento econômico e organização comunitária”. José Miguel Sánchez (Federación Nacional de Vivienda Popular – Colômbia); Elena Martinez Canals (Centro de Investigaciones Sicológicas y Sociológicas (Ministerio de Ciencia Tecnología y Medio Ambiente de Cuba); Vanderli Pereira Pinheiro (Associação dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais de Tombos- APAT/MG) serão os palestrantes.

O evento contará ainda, nos dias 26 e 27, com a Apresentação de trabalhos (GT´s) em subgrupos temáticos.

Confira a programação completa do evento e a relação dos trabalhos que serão apresentados na página www.poli.usp.br/p/augusto.neiva/nesol

Serviço

Local o evento: Instituto de Psicologia. Acessos para o local:

PORTARIA 1: – Entrando pela Av. Afrânio Peixoto, virar na primeira direita na primeira rotatória (Pç Prof. Reinaldo Porchat), para acessar a Av. Prof. Mello de Moraes, seguindo em frente e após cerca de 350 m do conjunto de prédios do CRUSP, estará o Instituto de Psicologia à esquerda, sendo necessário fazer o retorno pelo canteiro central.

PORTARIA 2: – Entrando pela Av. Prof. Mello Moraes, seguir em frente por cerca de 950 m, onde o Instituto de Psicologia se encontrará logo após o prédio da Engenharia Hidráulica e da Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues.

PORTARIA 3: – Entrando pela portaria 3, seguir em frente e entrar à direita na primeira rotatória, na Av. Prof. Antônio Barros de Uchoa, seguir em frente pela R. Prof. Gabriel S. T. Carvalho até o seu final e virar à direita na Av. Prof. Lineu Prestes, chegando até segunda rotatória (Pç. Prof. Alípio Correia Neto), seguir em frente até a terceira rotatória (Pç Prof. Jorge Americano), onde deve- se contorná-la, entrar na segunda direita, seguir pela Av. Prof. Luciano Gualberto, entrando na terceira travessa à direita, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, onde o Instituto de Psicologia encontra-se ao final dela à direita.