Fonte: Secretaria Executiva do FBES com informações enviadas por Andrea Mendes*

Várias entidades não governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis, resolveram juntar suas ações para fortalecer a produção agroecológica no Estado de Rondônia.

A partir dessas intenções foi instituída a: Articulação Rondonense de Agroecologia- AROA, cuja finalidade é propor, de forma participativa, ações e iniciativas que viabilizem a construção de um cenário para a produção familiar, sob a perspectiva da utilização sustentável dos recursos naturais existentes (Bioma Amazônico), com base na produção agroecológica, no envolvimento e comprometimento dos atores sociais nos processos organizacionais e produtivos.

Diante disso, a AROA organiza este evento de abrangência estadual que é o I Encontro Estadual de Agroecologiaque se realizará entre os dias 31 de julho a 03 de agosto de 2008, no município de Ouro Preto do Oeste/RO. O evento pretende evidenciar a produção de alimentos agroecológicos, já existente, e do artesanato tradicional, através de uma exposição para o público.

De acordo com Andrea Mendes, Coordenadora do Programa Brasil Local e Coordenadora Nacional do FBES, o processo para a realização do evento está mobilizando “os integrantes do Fórum Estadual de Economia Solidária de Rondônia, Agentes do Brasil Local, quilombolas, ribeirinhos e outros/as produtores/as de empreendidmentos econômicos solidários acompanhados”. A expectativa, segundo Andrea, é de que 13 representações da Economia Solidária ligados ao Fórum Estadual e ao Brasil Local participem do encontro.

—–

Segundo a organização do evento o mesmo terá participantes representando vários segmentos sociais, Agricultores/as Familiares, Extrativistas, Povos Indígenas, Quilombolas, Ribeirinhos, Assentados, Pescadores, além de estudantes e técnicos, sendo um dos critérios, a participação das mulheres.

Uma das atividades é o Festival das Sementes Crioulas, objetivando a divulgação desta tecnologia popular, além de resgatar e valorizar a biodiversidade da região.

À noite os participante do Encontro e o público em geral desfrutarão de uma variada agenda cultural com musica, filmes, exposições, comidas típicas.

O principal objetivo da AROA é o fortalecimento do sistema de produção familiar e tradicional, com base na agricultura agroecológica e o 1˚Encontro Estadualde Agroecologia de Rondônia virá de encontro a este objetivo, disseminando informações e ações no Estado.

Realização:

AROA – Articulação Rondoniense de Agroecologia

VIA CAMPESINA: MST, MPA, MAB.

* Andréa Mendes é Coordenadora Estadual Projeto Brasil Local/FUBRA/SENAES/MTE e Membro da Coordenação FRES/FBES