Fonte: Secretaria do PACS (secretaria@pacs.org.br)
A Zona Oeste do Rio de Janeiro é a maior região do município do Rio de Janeiro, ocupando quase 58% do território. Antiga área agrícola, hoje a região se destaca pelos pólos industriais e pelas reservas florestais que abriga, além de destacada participação no processo histórico de desenvolvimento da cidade, deixando para as gerações atuais sítios, prédios e monumentos de expressiva importância. Destaca-se também pelo crescimento da pobreza e violência, que deixa marcas na população pobre.
No final de Junho a Rede concluiu o seu projeto “GerAção: Tecendo Práticas de Comércio Justo na Rede de Socioeconomia Solidária da Zona Oeste/RJ”. Todo processo de elaboração aconteceu de forma democrática e participativa, envolvendo diretamente empreendimentos da Rede, PACS, Asplande e a Capina.
O projeto prevê, Cursos nas áreas de formação de preço e gestão de produtos e serviços; promoção de cursos de aprofundamento nas áreas de Economia Solidária, Comércio Justo e Solidário e Consumo Ético; promoção da divulgação dos produtos e serviços através da criação de um catálogo de divulgação, folder coletivo e a construção de um sitio; realização de duas rodadas de negócios com empresas públicas e privadas; realização de duas Feiras de Comércio Justo e Solidário e ainda a realização do I seminário de Troca de experiências entre Empreendimentos de Economia Solidária da Zona Oeste.
—–
Hoje esse processo de articulação em torno da Rede SOCIOECOZO conta com a participação de 26 iniciativas envolvendo em torno de 250 pessoas, sendo essas associações, entidades educacionais, cooperativas, empreendimentos coletivos e familiares, instituições de acessória.