Fonte: Secretaria Executiva do FBES

O coração do Rio do Grande do Sul, Santa Maria, pulsou mais forte entre os 11 e dia 13 de julho. A cidade sediou a maior feira de economia solidária da América Latina. O evento reuniu a 7a Feira Nacional de Economia Solidária, a 8a Mostra da Biodiversidade e Agricultura Familiar, 4o Seminário Internacional de Economia Solidária e Comércio Justo, 4a Caminhada Internacional e Ecumênica e o Mini-Fórum Social de Economia Solidária.

Este ano a Feira de Santa Maria completou quinze anos. O público que visitou a feira foi de aproximadamente 150 mil pessoas. Cerca de mil empreendimentos de economia solidária exporam os seus produtos durante o evento. As caravanas vieram de vários estados do Brasil, como de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, dentre outros.

Além dos/as participantes nacionais, a feira também recebeu delegações de países da América Latina, como Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador. Convidados/as de Redes e Fóruns Internacionais de Economia Solidária e Comércio Justo também estiveram na feira e, conjuntamente com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), promoveram o Seminário Internacional de Economia Solidária e Comércio Justo. A Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária (RIPESS), a Rede Nicaraguense de Comércio Comunitário (RENICC), a Rede de Redes de Economia Alternativa e Solidária (REAS) da Espanha, a Rede Brasileira pela Integração dos Povos pelo Mercosul Social e Participativo, o Comércio Justo do México e o Espaço Mercosul Solidário completaram a lista dos/as participantes internacionais.

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária, através de sua Coordenação Executiva, Grupo de Trabalho de Relações Internacionais (GTRI) e Secretaria Executiva, participou das atividades da Feira. O FBES auxiliou na mobilização e organização do Feira, especialmente do Seminário Nacional de Comercialização Solidária (09 a 11.07), o Seminário Internacional de Economia Solidária e Comércio Justo (12.07) e o Seminário Internacional de mobilização e preparação ao FSM 2009 (13.07).

—–

A programação completa da Feira está disponível no site do FBES em

www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=773