Fonte: Notícia publicada no site da Adital

Amanhã (5), as organizações que formam o Fórum da Bacia do Rio Aribiri e outras entidades vão oferecer diversos serviços às comunidades locais, no bairro Ataíde, em Vila Velha, Espírito Santo. A 2ª Feira das Potencialidades, a Festa Ambiental e a Noite de Caldo, com música ao vivo, são alguns dos eventos previstos. Além disso, haverá a arrecadação de alimentos para o Supermercado Solidário do Banco Comunitário Verde Vida. O evento começa às 13 h em frente à Nossa Casa Senhora de Lourdes, no bairro Ataíde.

Segundo informações de agentes da Movive, organização não-governamental que assessora o Banco Verde Vida, a 2ª Feira de Potencialidades tem como objetivo incentivar os profissionais que atuam na Região a trabalharem de forma mais articulada, favorecendo a troca de contatos e saberes e a melhor utilização dos serviços oferecidos pela Rede de Cooperação Local.

Estão programadas diversas atividades, como exposição dos projetos sociais e ambientais na Região, cantigas de roda, brincadeiras, contador de história, mostra de vídeos, Feira de Economia Solidária, pescaria ambiental, correio de amor. A maior parte das atividades vai enfatizar a educação ambiental como uma saída para o desenvolvimento local.

Algumas organizações já confirmaram a presença: Fórum da Bacia do Rio Aribiri, Nossa Casa Senhora de Lourdes, Projeto Olho da Rua, Monumento Natural Morro do Penedo, Cefetes/Saneamento Ambiental, Programa Juventude Cidadã, Programa Sentinela, Centro de Referência da Assistência Social do Alecrim, Instituto Estadual de Meio Ambiente, Hospital Evangélico, Justiça Comunitária e Feira de Economia Solidária.

Inaugurado em maio, o Banco Verde Vida já alcançou bons resultados. Na tentativa de conscientizar a comunidade sobre os benefícios da reciclagem, são realizadas oficinas “Fazendo Arte Consumo Responsável”, reutilizando materiais que comumente são jogados no lixo.

Desde a sua criação, 64 famílias aderiram à reciclagem de produtos e estão separando o lixo de casa. Foram coletadas 3.844 latinhas, 41 litros de óleo de cozinha, 760 unidades de plásticos diversos e meia tonelada de garrafas PET. Os números fazem parte do balanço que será divulgado neste sábado no Arraiá da comunidade.

As matérias sobre Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.