Fonte: Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Ocorreu no último dia 02 de julho reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Conselho entregou ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, um documento com propostas para o fortalecimento da nutrição e alimentação saudável. Temporão participou da plenária do Conselho para construir uma agenda conjunta de compromissos.

Também esteve presente a ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arlete Sampaio.

“A intenção é sair com uma agenda de pontos que nos permitam avançar e trabalhar muito e que isso de algum modo deságüe na Câmara Interministerial [de Segurança Alimentar e Nutricional]”, afirmou o presidente do Consea, Renato S. Maluf. Segundo ele, o objetivo é fortalecer a articulação com os ministérios para a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Entre as proposições estão a regulamentação da publicidade de alimentos e a institucionalização da área de alimentação e nutrição no Ministério da Saúde e secretarias municipais e estaduais.

O Consea destaca que a capacidade de financiamento da área de alimentação e nutrição precisa ser recuperada e protegida. A estimativa é que seriam necessários, pelo menos, cerca de R$ 30 milhões, no atual exercício, para a estruturação da área de nutrição em todos os municípios.

“A vinda do ministro da Saúde ao Consea é importante no sentindo de fazer com que alguns pontos que são fundamentais na iniciativa de promoção da segurança alimentar e nutricional venha a ser realizado”, afirmou Elisabetta Recine, conselheira suplente, que apresentou o documento.

O ministro da Saúde informou que nesta quinta-feira (3) será divulgada uma pesquisa sobre a saúde materno-infantil, que aponta o aumento da obesidade nesta parcela da população. “A questão da alimentação e da nutrição é estratégica para o padrão de saúde da população”, defendeu.

Bolsa Família – A ministra interina do Desenvolvimento Social, Arlete Sampaio, afirmou que está sendo discutida, juntamente com os ministérios da Saúde e da Educação, um aperfeiçoamento do acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família.

Segundo a ministra interina, esse acompanhamento deverá ser feito no ambiente escolar, o que facilitará, por exemplo, acompanhar a vacinação de cada criança, de forma individualizada. “Tenho certeza que nos próximos anos a gente vai ter uma cobertura [vacinal] muito maior do que os 47%, quase 50% que a gente teve esse ano”, avalia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA