Fonte: Notícia publicada no site da Adital (www.adital.com.br)

Com o tema “O Caribe: Diversidade, Resistências, Solidariedade e Integração Alternativa” foi inaugurada na segunda-feira (30) a IV Assembléia dos Povos do Caribe (APC), no acampamento Internacional Julio Antonio Mella em Caminito, localidade situada a uns 50 quilômetros da Cidade de Havana. Fernando Remírez de Estenoz, chefe do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, deu as boas vindas aos participantes e tomou a seu cargo as palavras inaugurais da Assembléia.

Recordemos que a primeira APC foi celebrada em Trinidade e Tobago em 1994, a segunda na República Dominicana em 2001 e a terceira no Haití em 2003, na cidade de Cabo Haitiano onde iniciou-se a primeira revolução de escravos de nosso hemisferio, que conduziu a independencia haitiana em 1804.

A este importante encontro participam mais de 160 representantes de distintos setores políticos, sociais, juvenis e femininos de 17 países, assim como alguns convidados especiais de redes e campanhas continentais.

É propósito desta quarta edição da APC discutir os enormes desafíos da região e as justas causas dos povos caribenhos, que por sua vez permitirá concentrar esforços na elaboração de uma agenda comum de luta e articulação.

Entre os assuntos que ocuparam os debates dos encarregados estão a situação econômica e social e outros temas priorizados como os problemas migratórios, identidade, soberania, movimentos sociais e projetos alternativos de integração para esta região do mundo.

Convém recordar que a APC é uma dinâmica de construção coletiva lançada por organizações e movimentos sociais, políticos, camponeses, religiosos, sindicais, de trabalhadores, de mulheres, de estudantes e jovens, artistas e intelectuais, e organizações ambientalistas, comunitárias de base, de solidariedade e não governamentais do Caribe. Ela constitui um espaço de diálogo sobre o desenvolvimento e a convergência das lutas caribenhas em defesa da soberania e independência nacional, a paz, o desenvolvimento sustentável, a justiça social, a igualdade e as identidades culturais.

Para hoje está prevista, além da conferência magistral sobre integração latino-americana e caribenha, proferida por Osvaldo Martínez, presidente da Comissão econômica do Parlamento Cubano, o foro de organizações de mulheres e jovens do Caribe. Também será inaugurada uma exposição de painéis, em comemoração do octogésimo aniversário de nascimento de Ernesto Che Guevara.

A Aliança Internacional de Habitantes (AIH), rede mundial em construção de movimentos sociais urbanos, enviou uma saudação às delegações dos países e ilhas reunidas na IV APC.

Entre ambas as redes existem importantes relações de intercambio e solidariedade. A AIH e a APC fazem parte do Conselho Internacional do Foro Social Mundial, que tem desenvolvido jornadas globais contra as instituições financeiras internacionais.

Por Idania Trujillo/Minga Informativa