Fonte: Relato de Diogo (Projeto Educadores Sociais em Salvador – PESS e BanSol)
No último dia 27 de junho, o Fórum Metropolitano de Economia Solidária de Salvador, realizou na sede da Vida Brasil reunião. A reunião começou sendo feito um repasse sobre a situação dos Fóruns Metropolitano e Baiano e que a reunião era uma tentativa de reanimar o Forum Metropolitano, retomando o processo de reuniões frequentes.
Redefinição das reunião ordinárias/frequentes
A princípio toda a primeira quarta do mês ocorrerá as reuniões do Fórum Metropolitano. Como no próximo mês ocorrerá nesta data um feriado, portanto a reunião foi agendada para o dia 09/07, as 14 horas na Escola de Administração da UFBa. Também há um indicativo para que a reunião do mês de agosto seja em 06/08, no mesmo horário mas em local ainda a se definir.
Mobilização dos empreendimentos para a reunião
Para a próxima reunião os presentes ficaram de mobilizar os grupos (fazendo o contato pessoal) que tem um contato próximo para que dela participem, e ficou assim distribuído:
André: Empreendimentos do Consórcio de Moda e do Complexo de Reciclagem
Débora: a partir de uma lista que ela tem com os contatos dos empreendimentos, inclusive com o contato de empreendimentos de Camaçari e Feira de Santana
Pess: Colibris, Amac, Coopertane, Coopartes e Coopaquetur
Sugestão de pautas para a próxima reunião
Avaliação da Economia Solidária na Prefeitura de Salvador neste mandato que está terminando e perspectivas futuras. André está saindo da prefeitura e é interessante que o Fórum se posicione para pleitear novas oportunidades em outros mandatos.
Socialização das deliberações na IV Plenária Nacional. Nesta Plenária ocorreram importantes decisões que precisam ser socializadas. Débora irá fazer uma breve apresentação com o resumo de como foi e dos pontos abordados na Plenária.
Debate no Fórum Metropolitano sobre a situação do Fórum Baiano. Precisamos pensar em formas e dialogar com os outros territórios sobre estratégias de rearticulação da Coordenação Estadual. Os delegados que foram para a Plenária Nacional precisam se reunir para debater e mandar sua posição com relação a pontos que não debateu na Nacional e que esses delegados tem que mandar sua posição.
Socialização acerca dos projetos de geração de renda do PAC para deliberar estratégias de intervenção da Economia Solidária neste debate. A Conder e a Embasa estão como executoras desses projetos, e o debate é para que esses recurso contemplem também a Economia Solidária e que essas políticas possam ser articuladas a nível estadual e municipal com o que já vem sendo feito. Sandra (da Caixa) irá disponibilizar na próxima reunião a lista de projetos a serem realizadas juntos com o seu escopo. Deve-se fazer uma triagem para ver quais tem uma relação mais próxima com a Economia Solidária. Devemos pensar numa conversa com os gestores desses projetos para que possamos interferir no detalhamento e reajuste deles.
A próxima reunião então será:
o9/o7, as 14 horas, na Escola de Administração da UFBa.
Vamos nos mobilizar e entrar em contato com outras pessoas e grupos para que possamos retomar o processo de articulação do Fórum Metropolitano! !