Fonte: Clique Semi-Arido (imprensa@cliquesemiarido.org.br)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) apoiou, no ano passado, 431 projetos de grupos e entidades do movimento popular, beneficiando diretamente 291,7 mil pessoas, na aplicação de 3,41 milhões de reais (cerca de 2 milhões dólares).

Os dados constam do relatório de administração da organização humanitária de serviço, recentemente divulgado. Quase a metade (49,5%) dos projetos apoiados pela CESE em 2007 está localizada no Nordeste, seguida da região Norte, com 17,4% e Sudeste, com 9,2%. Projetos de âmbito nacional somaram 17,7% do total.

Mais da metade (54,1%) dos projetos foram implantados na área rural, vindo em segundo lugar a destinação dos projetos a interação rural e urbana, com 27,4%. Projetos na área urbana representaram 18,5% do total.

Quanto à natureza dos projetos, aparece no topo da lista o fortalecimento institucional, com 30%, seguido do desenvolvimento econômico, com 24,3%, e de apoio aos direitos humanos, com 22,8%. Os demais projetos foram canalizados para a saúde popular, educação, cultura e comunicação, meio ambiente e articulação ecumênica.

A CESE tem por missão “fortalecer grupos populares empenhados nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça a democracia com justiça, intermediando recursos financeiros e compartindo espaços de diálogo e articulação”.

Cinco igrejas integram a CESE: Católica Romana, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana, Presbiteriana Independente e Presbiteriana Unida.