Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República (Assessoria de Imprensa)

Já está disponível no site do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais (www.ufmg.br/conselheirosnacionais) o edital para seleção ao curso de pós-graduação “Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais”, na modalidade Especialização. Os interessados podem se inscrever de 10 a 18 de julho. O processo de seleção ocorrerá de 19 a 25 de julho e a divulgação do resultado está prevista para o dia 25 de julho, no site do Programa. As aulas terão início em 04 de agosto e o curso, com carga horária de 405 horas/aula, será oferecido na modalidade ensino à distância, com alguns momentos presenciais. Serão oferecidas 300 vagas a pessoas que possuem nível superior em qualquer área.

As inscrições serão feitas via Internet, com envio da documentação exigida no edital em meio físico para o seguinte endereço: Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Ciência Política, Projeto Democracia Participativa – sala 4.117, Av. Antônio Carlos, 6627. Campus Pampulha – Belo Horizonte – MG / CEP 31270-901)

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar, de forma completa e no período de vigência de inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado de três fotografias 3×4; cópia dos documentos de Identidade e CPF; cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove que o candidato está em condições de concluir o Curso de Graduação antes de ser iniciado o de Pós-Graduação – Especialização; histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; prova de estar em dia com as obrigações militares (homens) e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; ou as exigidas por legislação específica aos candidatos estrangeiros. O candidato estrangeiro deverá ainda comprovar o domínio instrumental da língua portuguesa; memorial com a descrição das atividades participativas desenvolvidas pelo candidato, relacionadas com sua trajetória em movimentos sociais, organizações da sociedade civil ou em atividades como gestor e técnico que atua profissionalmente com instituições participativas vinculadas ao poder público; e carta de apresentação redigida pelo Conselho, órgão governamental ou organização da sociedade civil ao qual está vinculado.

O Programa de Formação de Conselheiros Nacionais é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e tem como objetivo contribuir para a formação qualificada de conselheiros nacionais de políticas públicas, gestores do governo federal e representantes de organizações da sociedade civil.

Mais informações: www.ufmg.br/conselheirosnacionais (61) 3411- 1635