Fonte: www.ufrrj.br/cpda

O IV ENEC tem como proposta discutir algumas transformações das sociedades contemporâneas e suas relações com o consumo. A inspiração para o tema tem origem nas recentes mudanças registradas no âmbito dos valores e das práticas sociais que caminham na direção contrária de muitas das características tradicionalmente atribuídas à sociedade de consumo, como individualismo, insaciabilidade e superficialidade, entre outros.

Dentro desta lógica, observa-se o estabelecimento de novas redes entre antigos atores e novos interlocutores que configuram combinações anteriormente não pensadas, interligando grupos, movimentos e atores com trajetórias e objetivos tradicionalmente opostos entre si. Neste contexto, o consumo tem deixado de ser apenas uma forma de reprodução e mediação das estruturas sociais reinantes e de busca por identidade e status para tornar-se também, e cada vez mais, um instrumento e uma estratégia de ação política que procura incorporar valores como fraternidade, solidariedade, cidadania e responsabilidade socioambiental.

Novas ideologias, movimentos e estratégias sociais voltadas para um consumo responsável, consciente, ético ou sustentável valorizam características territoriais, cuidados com o meio ambiente e sistemas de produção “tradicionais”, tais como indicação geográfica, comércio justo, economia solidária e slow food.

Estas características, se antes não tinham valor de mercado, hoje adicionam valor aos produtos e se configuram como materialização destas transformações. Considerando estas novas configurações, verifica-se que o consumo levanta hoje uma nova gama de questões polêmicas que exigem uma reflexão teórica: privatização da política, politização do consumo, mercantilização das relações de produção, sistemas de certificação, percepção de risco e confiança, entre outras.

Na oportunidade deste IV ENEC, nossa principal questão é: o consumo, acusado por muitos como o principal responsável pelas atuais condições de anomia, individualidade e despolitização das sociedades contemporâneas poderá ser, ele mesmo, a solução para os problemas que gerou? Neste caso, é pertinente se falar em uma “Nova sociedade de consumo”? Esperamos que no debate que se delinea perante nós, algumas avenidas de reflexão possam ser inspiradoras de novos caminhos. CHAMADA PARA TRABALHOS 2008 Pesquisadores e estudantes de pós-graduação podem enviar propostas de trabalho, baseadas em resultados de pesquisas empíricas, através de resumos expandidos que serão analisados pelo Comitê Científico.

Os trabalhos selecionados serão organizados em GTs a partir da proximidade temática. Orientamos que as propostas estejam em consonância com o tema proposto para este ENEV e com os temas trabalhados pelo Grupo de Pesquisa nos últimos anos (ver histórico do grupo de pesquisa acima).

Prazo para envio de resumos expandidos: 22/junho/2008 Enviar arquivo eletrônico com o resumo expandido no formato DOC, com no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres (com espaços), até a data limite, para o endereço eletrônico enec2008@gmail.com. Cada proposta deverá conter, na parte superior da página (cabeçalho), as seguintes informações: título do trabalho; nome, titulação, filiação institucional e contatos (endereço completo, telefone, e-mail) do primeiro autor; nome, titulação e filiação institucional do segundo autor. Divulgação dos artigos aceitos: 07/julho/2008 A lista de trabalhos aceitos será divulgada em 31 de março de 2008.

A Comissão Organizadora não fornecerá recursos financeiros para transporte e hospedagem dos autores.

Envio do artigo completo: 10/setembro/2008 Enviar arquivo eletrônico com o artigo até a data limite, com titulo do trabalho, identificação dos autores (nome, titulação, filiação institucional e contatos) para o endereço eletrônico enec2008@gmail.com. Formatação do Artigo: Fonte Times New Roman; tamanho 12; espaço 1,5cm; margens superior e esquerda iguais a 3 cm, margens inferior e direita iguais a 2,0 cm; tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato DOC ou RTF.

Inscrições

R$ 100,00 para profissionais R$ 40,00 para estudantes de graduação e pós-graduação.

Informações:

Pelo e-mail enec2008@gmail.com e/ou site www.ufrrj.br/cpda

Promovem o encontro:

Grupo de Pesquisa Sociedades e culturas de consumo ESPM

Escola Superior de Propaganda e Marketing CAEPM

Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPDA

Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Núcleo de Estudos Redes, Mercados e Valores

UFF – Universidade Federal Fluminense

PPGA – Programa de Pós-Graduação em Antropologia NEMO

Núcleo de Estudos da Modernidade

Apóiam o encontro:

BNDES

CAPES

Governo Federal