Fonte: Boletim Internacional de Desenvolvimento Local Sustentável nº 34
A rede europeia (HCA) nasceu em 1990 em Praga, a partir da vontade de diálogo entre os actores da sociedade civil da Europa do Leste e do Oeste, com referência aos acordos de Helsínquia de 1975 e aos esforços para desenvolver “a partir de baixo” a cooperação e a segurança da Europa. Depois da sua criação, esta rede aponta para a paz e para a resolução pacífica dos conflitos, a promoção dos valores democráticos e o desenvolvimento de acções cidadãs no mundo.
HCA é uma rede de pessoas, de movimentos e de organizações que abrange mais de 35 comités e grupos nacionais e um grande número de secções e contactos locais em mais de trinta países. Esta rede desenvolveu uma significativa actividade de solidariedade com os democratas da ex-Jugoslávia e de outras regiões dos Balcãs, do Cáucaso, da Rússia, do Magreb. No seio da HCA existe uma rede HCA-Jovens que organiza designadamente encontros que reúnem jovens vindos dos Balcãs e da Europa ocidental. Esta Rede – Jovem internacional possui uma revista trimestral em inglês, designada The Collage.
HCA organiza regularmente debates sobre questões da actualidade. No mês de Novembro serão realizados dois debates em Paris. Um primeiro para debater as experiências de diálogo entre as sociedades civis da Turquia e da Arménia e um segundo sobre a região do Cáucaso de novo em ebulição. Trata-se de dois assuntos da actualidade que ilustram a necessidade de lançar um diálogo cidadão face às manobras políticas. Nas duas situações, o tecido da sociedade civil custa manter-se e a renovar a sua estratégia em face dos novos dados.
Para saber mais : Aec-diffusion@reseau-ipam.org