Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br)

Com o objetivo de passar conhecimentos relativos à concepção, metodologia e funcionamento do Sistema de Informações em Economia Solidária (SIES), o diretor do Departamento de Estudos e Divulgação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Roberto Marinho, participou na última quinta-feira (12) de um intercâmbio no Ministério do Desenvolvimento Social da Província de Buenos Aires, na Argentina. O MDS pretende implantar um sistema semelhante ao SIES.

Durante o encontro, o ministro do Desenvolvimento Social da Província de Buenos Aires, Daniel Arroyo, expressou interesse em celebrar cooperação a respeito das políticas públicas de economia solidária com o governo brasileiro, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. A idéia é que este diálogo tenha início durante a 4º Feira de Economia Solidária do Mercosul, na cidade de Santa Maria (RS), entre os dias 11 e 13 de julho, que contará com a presença de Arroyo e uma delegação de empreendimentos econômicos solidários da Argentina.

Além do interesse em conhecer a experiência do SIES, a Diretoria de Desenvolvimento Local e Economia Solidária, do MDS da Província de Buenos Aires, visa intercambiar com o MTE políticas na área de finanças solidárias, comercialização solidária e com marco jurídico em economia solidária.

Esta é a segunda oportunidade que a Senaes tem de transmitir conhecimentos relativos ao mapeamento, já que em 2007 houve um intercâmbio semelhante na Alemanha, na Universidade de Kassel, em Hessen para tratar do mesmo assunto.

Sistema de informações

Os dados coletados pelo mapeamento alimentam o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies), que registra e identifica todas as informações sobre os empreendimentos econômicos solidários e entidades de apoio, assessoria e fomento à economia solidária no país. As atividades são de produção de bens, prestação de serviço, fundos de crédito, comercialização ou de consumo solidário.

No endereço www.sies.mte.gov.br estão disponíveis as informações coletadas. As entidades com características solidárias ainda podem participar informando seus dados no sistema.